Marcelo Santos integra comissão que conhecerá sistema hidroviário do RJ

PTB Notícias 26/06/2007, 11:50


Deputados membros da Comissão Especial do Transporte Hidroviário da Assembléia Legislativa do Espírito Santo estarão no Rio de Janeiro no próximo dia 29, para fazer uma visita à empresa Barcas S/A, responsável pelo sistema hidroviário daquela cidade.

Os deputados Marcelo Santos (PTB), Euclério (PDT) Sampaio e Rafael Favatto (PAN), viajam com o objetivo de conhecer de perto a estrutura dos serviços prestados, avaliar a eficiência dessa modalidade de transporte e seu impacto sobre a mobilidade populacional na região.

A comissão está entrando em contato com todas as empresas que operam esse modal.

“É importante para o trabalho da comissão que se conheça os projetos que estão dando certo, para que o relatório final dê uma contribuição real nesse debate, avaliando a viabilidade financeira, econômica, ambiental e social dessa modalidade de transporte em águas capixabas”, frisou Marcelo Santos.

A Barcas S/A, privatizada em 1998, é uma concessionária de serviços públicos autorizada a explorar o transporte hidroviário naquela região por 25 anos, renováveis por mais 25.

A frota é composta por treze barcas, seis catamarãs seletivos, três catamarãs sociais e uma chata (embarcação de fundo achatado), que ligam cinco estações (Niterói, Praça XV, Cocotá, Paquetá e Charitas) e três pontos de atracação (Ilha Grande, Mangaratiba e Angra dos Reis).

Por esse sistema, circulam 70 mil passageiros/dia.

“Transporte, nas mais idversas modalidades, em especial o hidroviário, é um tema de fundamental importância e o seu debate, tendo como prioridade a mobilidade urbana, é de suma importância, tendo em vista as demandas geradas pelos setores de petróleo, gás, construção civil, hoteleiro, metalúrgico dentre outros, que se desenvolvem no estado e especialmente na Grande Vitória”, justificou Marcelo Santos.

Posteriormente, a Comissão do Transporte Hidroviário também visitará as empresas responsáveis pelo sistema hidroviário de passageiros em Santos – SP e em Guaratuba – PR, onde a comissão será recpcionada também por um representande do DER-PR – Departamento de Estradas e rodagem do Paraná, responsável pela concessão e fiscalização do sistema.

A Comissão Especial do Transporte Hidroviário foi criada para debater políticas de incentivo e desenvolvimento para o Transporte Hidroviário de Passageiros no Estado do Espírito Santo.

Agência Trabalhista de Notícias