Marcus propõe gratuidade em inscrições para cursos profissionalizantes

PTB Notícias 26/03/2012, 15:39

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou recentemente o projeto de lei do deputado estadual Marcus Vinícius (PTB) que garante gratuidade na inscrição de processos seletivos para ingresso nos cursos de ensino médio profissionalizante nas Escolas Técnicas Estaduais.

Segundo o deputado, a cobrança de taxa inviabiliza a participação no processo seletivo de muitos alunos que não têm condições financeiras para pagar suas inscrições.

“Essas instituições públicas são procuradas por milhares de jovens, sendo sua maioria carente e que buscam com o ingresso em um curso técnico uma forma de melhoria na condição de vida, aumentando a chance de conquistar uma posição no mercado de trabalho.

É um absurdo que nossos estudantes sejam taxados por isso, e o pior que deixem de fazer a prova por falta de dinheiro”, argumentou Marcus Vinícius.

No Estado do Rio, só em 2011, a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) recebeu o numero de 1.

736 inscritos nos cursos de ensino médio em formação geral e 5.

532 no técnico integrado com ensino médio.

O projeto agora passará por votação na Comissão de Educação, de Trabalho e de Orçamento.

“A educação faz parte das condições para a existência digna de uma pessoa e este projeto tem como objetivo ajudar o maior número de pessoas possível a se formar em cursos profissionalizantes, hoje tão importantes no mercado de trabalho” frisou Marcus Vinícius.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações do site do deputado estadual Marcus Vinícius (PTB-RJ)