Marcus Vinícius anuncia lançamento de cartão que beneficia idosos

PTB Notícias 22/09/2013, 18:18


A partir de outubro, os idosos cadastrados no programa Farmácia Popular do Estado do Rio de Janeiro que adquirem fraldas geriátricas começarão a ser recadastrados para receber o Cartão Cuidados Especiais.

A mudança foi anunciada pela Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SEESQV) do Governo do Rio de Janeiro, dirigida pelo petebista Marcus Vinícius, e pelo Instituto Vital Brazil, como nova forma de aquisição do produto.

Após meses de estudo, o cartão foi pensado como uma alternativa à constante falta de fraldas que ocorria nas unidades da Farmácia Popular devido a problemas com os fornecedores.

De acordo com o secretário Marcus Vinícius, a mudança vai trazer vantagens aos usuários como o aumento na quantidade de fraldas disponíveis por mês, a maior variedade de tamanhos, modelos e estabelecimentos.

“Com o cartão, a compra das fraldas poderá ser feita em qualquer estabelecimento credenciado que já tenha o selo Aqui Tem Farmácia Popular.

Hoje temos apenas 19 unidades no Estado e a rede particular oferece ainda uma comodidade muito maior em relação à flexibilidade de horários e funcionamento.

Com, isso a fralda pode ser adquirida a qualquer momento.

Além disso, as fraldas disponíveis no programa hoje são apenas de tamanho M e G, o que também mudará.

Como as fraldas serão retiradas com o cartão em farmácias particulares, haverá todos os tamanhos e modelos”, afirmou o secretário Marcus Vinícius, destacando ainda que o novo modelo dará acesso a 120 fraldas mensais.

Hoje, o usuário só pode retirar até 96 unidades.

De acordo com o presidente do Instituto Vital Brazil, Antônio Werneck, a empresa gestora do cartão emitirá relatórios sobre seu uso para a fiscalização dos mesmos e, em caso de três meses sem utilização, o cartão ficará inativo.

“Atualmente, temos 60 mil cadastrados no programa.

Fizemos uma triagem de quem comprou fralda, pelo menos uma vez, nos últimos 12 meses e percebemos que os cadastros ativos chegam a 30 mil.

O atual sistema não dá baixa quando alguém deixa de utilizar o programa.

Existem casos de uso temporário do insumo como por exemplo, nos casos cirúrgicos”, exemplificou Werneck.

O presidente frisou ainda que o novo modelo de acesso ao produto passa a gerenciado pela SEESQV.

A partir do mês de outubro, quatro unidades farão o recadastramento piloto: Niterói, Petrópolis, Resende e Volta Redonda.

A transferência do modelo atual para o cartão será feita de forma gradativa até o fim do ano.

Os usuários serão recadastrados na própria unidade onde já compram suas fraldas.

Vantagens:- Maior quantidade (antes eram 96 e agora poderão ser adquiridas até 120 fraldas);- Maior variedade de marca e tamanho das fraldas;- Mais comodidade: Aceito em mais de 1000 estabelecimentos (farmácias e drogarias).

– Você pode retirar suas fraldas perto da sua casa e no horário que lhe for conveniente.

fonte: site da Secretaria de Envelhecimento Saudável do Governo do Rio de Janeiro