Marcus Vinícius defende Região Serrana na sua posse na Assembléia

PTB Notícias 5/02/2011, 23:38


O deputado estadual petebista Marcus Vinícius foi empossado na última terça-feira (01/02/2011) durante solenidade na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, que contou com a presença do governador Sérgio Cabral.

Durante a sessão, o parlamentar falou sobre a necessidade de lutar pelo desenvolvimento econômico das cidades da região Serrana e citou a importância de trabalhar pela ajuda aos municípios atingidos pelas chuvas.

“O primeiro e principal desafio na Alerj será lutar pela reconstrução dos bairros atingidos na região que foi atingida com a catástrofe das chuvas.

Temos que trabalhar não só pela reconstrução física, mas, principalmente, pea recuperação do comércio local.

A divulgação sobre o real estado de algumas cidades como, por exemplo, Petrópolis, também precisa ser feita já que o turismo é essencial para a cidade e os pontos turísticos permanecem intactos, assim como o Centro da cidade e também de Itaipava.

Nos locais necessitados, a ação humanitária foi feita.

Agora precisamos socorrer os empresários para que as famílias tenham dignidade para viver”, frisou o parlamentar, que também lutará no Parlamento pelos idosos e pelo meio ambiente.

Compondo a mesa da cerimônia, o governador Sérgio Cabral, empossado no mesmo plenário há um mês, ressaltou a participação do Legislativo nas conquistas de seu Governo e garantiu que o Executivo manterá com a Casa “a relação de franqueza que permitiu ao Estado chegar a um patamar nunca antes atingido de excelência econômica, alto índice de investimento e de emprego”, citou, agradecendo particularmente ao ex-deputado Jorge Picciani, que presidiu a Alerj pelos últimos oito anos.

“Como já vinha sendo feito, continuaremos com essa índole da parceria, respeitando a pluralidade e o contraditório, e faremos mais uma grande parceria pelo bem do Estado”, discursou.

Ao lado de Cabral, formaram a mesa o seu vice, Luiz Fernando Pezão, Jorge Picciani, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado (TJ-RJ), desembargador Luiz Zveiter, a deputada Graça Matos (PMDB), primeira secretária da Alerj, e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio (TCE-RJ) Aloysio Neves, representando o presidente do órgão, conselheiro Jonas Lopes.

A sessão foi presidida pelo deputado Átila Nunes (PSL), que, iniciando seu 11º mandato, é o parlamentar há mais tempo na Casa.

Lembrando a pouca idade que tinha quando assumiu seu primeiro mandato, no início dos anos 70, ele aconselhou os jovens deputados eleitos para esta legislatura a valorizar a experiência dos colegas mais velhos.

E, lembrando o período da ditadura militar, elogiou o decano Gerson Bergher (PSDB) por sua “vida pautada pela luta contra a xenofobia e pela igualdade de direitos”.

O deputado Marcus Vinícius, em seu discurso, também chamou a atenção dos 31 deputados que não estavam na Casa na última legislatura para “os novos rumos” do parlamento nas gestões Cabral e Picciani (cada um presidiu a Alerj por oito anos), dando como exemplo medidas pioneiras como o fim do jeton (gratificação por hora extra), do nepotismo e a redução do recesso parlamentar.

E elogiou Picciani, que se despede da Casa: “Como dizem, mais importante que fazer novos amigos é conservar os antigos.

E Picciani deixa aqui um séquito de amigos”, discursou, sendo muito aplaudido.

“Nunca o vi deixar um amigo, fosse ele deputado ou não, abandonado.

Você é uma das pessoas mais solidárias que já conheci”, afirmou, dirigindo-se ao ex-deputado, que prestigiava a posse do filho caçula, Rafael Picciani (PMDB).

A sessão foi iniciada às 16h com a execução do Hino Nacional pela banda da Polícia Militar do Estado enquanto as bandeiras nacional e estadual serão hasteadas.

Em seguida, de pé, todos repetiram com o deputado Átila Nunes o seguinte compromisso solene: “Prometo desempenhar fielmente o mandato que me foi confiado, dentro das normas constitucionais e legais da República e do Estado, servindo com honra, lealdade e dedicação ao povo do Estado do Rio de Janeiro”.

Em seguida, os parlamentares, quando chamados por ordem alfabética, responderam “Assim o prometo” e, na sequência, assinaram o termo de posse.

Ao final do evento, o coral Alerj Pró-Canto apresentou as músicas Suíte dos Pescadores (Dorival Caymmi), Trenzinho caipira (Villa Lobos) e Panis Angelicus.

fonte: Assessoria de Imprensa do deputado Marcus Vinícius (PTB-RJ)