Marcus Vinícius inaugura nova academia da terceira idade no Rio de Janeiro

PTB Notícias 15/01/2014, 11:07


O secretário estadual de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida do governo do Rio de Janeiro, o petebista Marcus Vinícius, inaugurou, na manhã da última segunda-feira (13/01/2014), ao lado do prefeito de São Pedro da Aldeia, Cláudio Chumbinho, a primeira academia ao ar livre para idosos no município da Região dos Lagos.

A instalação faz parte do Programa 3ª Idade Saudável, que tem como diferencial o acompanhamento de todas as atividades por profissionais da área.

Esta foi a 38ª Academia da Terceira Idade (ATI) inaugurada no Estado pela Secretaria Estadual do Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SEESQV).

O programa conta com diversos equipamentos de ginástica destinados a alongar, fortalecer e desenvolver a musculatura, além de trabalhar a capacidade aeróbica do idoso.

De acordo com o secretário Marcus Vinícius, o acompanhamento adequado e a prática de exercícios fazem bem de muitas formas à terceira idade.

“O Estatuto do Idoso traz em seu artigo 20 o direito ao esporte.

É através dele que, segundo especialistas, os idosos ganham mais saúde, capacidade funcional e independência”.

Entre os presentes, a aposentada Delimar do Nascimento, de 68 anos, moradora de São Pedro da Aldeia, comemorava a instalação da nova academia.

“Moro aqui no bairro do Vinhateiro e já fiz minha matrícula para frequentar a academia.

O médico já havia recomendado a pratica de atividades físicas para melhorar a minha dor na coluna”.

Na nova unidade as aulas ocorrerão de segunda a sexta, em dois turnos, das 7h às 10h e das 16h às 19h.

Haverá duas turmas por hora, com 20 alunos cada, totalizando 12 turmas ao dia.

Após 30 minutos de aula na academia, os idosos receberão atenção dos profissionais de fisioterapia por mais 30 minutos para fazerem alongamento.

Para participar das aulas, o idoso pode procurar o professor de educação física da academia do seu município, dentro do horário das atividades, para fazer sua inscrição e pegar as orientações necessárias.

fonte: site da Secretaria de Envelhecimento Saudável (RJ)