Marcus Vinícius pede liberação de verbas para 50 casas em Sapucaia (RJ)

PTB Notícias 13/01/2012, 15:01


O deputado estadual Marcus Vinícius, do PTB do Rio de Janeiro, esteve nesta terça-feira (10/01/2012) em Sapucaia, município da Região Serrana atingido pelas chuvas esta semana que deixaram 13 mortos e cerca de 120 pessoas desabrigadas no distrito de Jamapará.

O parlamentar, a partir da vistoria, oficiou o governo do Estado, em especial a Secretaria de Habitação, pedindo em caráter de urgência verbas para a construção inicial de 50 casas.

O terreno já foi disponibilizado pela prefeitura, que retirou do local onde houve o deslizamento de barreiras 30 famílias.

“O prefeito Anderson Zanon possui a área, segura, para a construção das casas e pediu apoio para conseguir a verba, perto de R$ 400 mil, para as casas e infraestrutura”, afirma Marcus Vinicius.

O petebista, que também é presidente do Diretório do PTB-RJ, acompanhou o trabalho emergencial feito pelo governo estadual em Sapucaia.

“Socorro, remédios e atendimento médico estão sendo prestados com eficiência, mas queremos garantias de que um trabalho efetivo em habitação popular e prevenção a desastres naturais seja realizado também.

“Marcus Vinícius mostra que esses são dois pontos essenciais dos 53 listados pela CPI das Chuvas da Alerj, da qual ele fez parte, comissão que trabalhou na identificação das responsabilidades pelas mortes e desabrigados das chuvas de janeiro de 2011 na Região Serrana.

Município de pouco mais de 17 mil habitantes na divisa com Minas Gerais, Sapucaia tem na agropecuária sua principal fonte econômica.

Áreas rurais, observou o parlamentar, como ficou comprovado com as chuvas de 2011, também sofrem no verão com barreiras e deslizamentos.

“Por isso também tenho umas indicações feitas ao governo do Estado assinalando construções populares diferenciadas para municípios com características econômicas agropecuárias, assim como a inclusão dessas cidades, como Sapucaia, em projetos de incentivo à agricultura familiar que passa, obrigatoriamente, por propriedades seguras”, afirmou.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações do site do deputado estadual Marcus Vinícius (PTB-RJ)Foto: Divulgação/Site do deputado estadual Marcus Vinícius (PTB-RJ)