Marcus Vinícius prestigia abertura de academia da 3ª idade em Petrópolis

PTB Notícias 20/06/2014, 8:47


A Secretaria de Estado de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida (SEESQV) do Rio de Janeiro, em parceria com a Prefeitura de Petrópolis, inaugurou, no domingo (15/6/2014), mais uma unidade do Projeto 3ª Idade Saudável, com a instalação da Academia da Terceira Idade (ATI), em frente à 105ª DP, no Retiro.

O secretário da pasta, Marcus Wilson von Seehausen, destacou que cerca de 700 idosos já são atendidos na cidade por equipes de profissionais disponibilizadas, pelo governo do Estado, nas ATIs dos bairros Vila Rica, Cascatinha (duas instalações), Bataillard, Alto da Serra e no distrito de Itaipava.

“A concretização desses projetos só é possível graças à existência de pessoas sensíveis à causa estarem unidas e focadas nas melhorias da qualidade de vida dos idosos.

Tanto a nossa secretaria, como o prefeito e o empenho do governador têm sido decisivos”, afirmou Seehausen.

Durante a inauguração, o prefeito Rubens Bomtempo, que é médico, frisou a importância da atividade física para os idosos e comemorou o sucesso do Circuito de Esportes e Lazer, criado na área onde a ATI foi instalada.

“Mais de mil pessoas saem de casa aos domingos para aproveitar esse espaço e a instalação da academia vai agregar ainda mais valor ao espaço.

Não podemos mudar a realidade.

Em 15 anos, a população acima de 60 anos vai ser maior que a população entre zero e 19 anos e a gente tem que se preparar para isso”, falou o prefeito, anunciando que fará um estudo para criar outro circuito, desta vez, no bairro Quitandinha.

“Vamos verificar as calçadas, os cones e também levar uma Academia da Terceira Idade para o bairro”, sugeriu à SEESQV.

Dona Romilda Cler, 74 anos, aluna da ATI do Cascatinha, esteve presente à inauguração da nova instalação e contou como o projeto modificou seu dia a dia.

“Quando inauguraram a academia perto de minha casa, me animei a entrar, já que teria professor de educação física para nos acompanhar.

Eu tinha uma certa dificuldade para andar e caía muito porque tinha problema com equilíbrio, mas fiz vários exames e não tive nenhum diagnóstico que justificasse isso.

Depois de alguns meses na academia e praticando os exercícios, estou muito melhor e mais confiante”, disse Romilda.

Nonô Xavier, 79 anos, que corre há mais 30 e tem em sua coleção mais de mil medalhas, disse que a academia trará muita saúde para a vida dos idoso.

“Corro cerca de 14km, quatro vezes na semana.

Exercício só faz bem para a gente.

Traz disposição, usamos menos remédios e vivemos melhor”, pontou.

Para o deputado estadual Marcus Vinícius (PTB), responsável pela criação do projeto por meio de emendas ao orçamento e indicações legislativas, o idoso precisa ser alvo de políticas públicas que proporcionem um envelhecimento ativo e saudável.

“O percentual populacional da terceira idade cresce rapidamente e precisamos estar atentos a novas necessidades que surgem com esse cenário.

Entre muitos outros benefícios, os exercícios físicos fazem muito bem à mente.

Além disso, com a atividade, eles criam grupos de amizade e sentem-se confiantes.

Fico muito feliz que o governo do Estado esteja dando tanto incentivo e continuidade a este projeto”, afirmou Marcus Vinícius, que após a inauguração da ATI participou da Caminhada de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, promovida pela Prefeitura de Petrópolis em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria do deputado Marcus Vinícius (PTB-RJ) Foto: Divulgação