Mares Guia quer fortalecer parcerias para incrementar turismo no Pantanal

PTB Notícias 22/07/2006, 10:32

O ministro do Turismo, Walfrido dos Mares Guia (PTB), estará em Mato Grosso do Sul nos dias 27 e 28 de julho, para estabelecer parcerias com o Governo estadual e sacrementar a vinda de recursos para o fortalecimento do turismo sul-mato-grossense.

A expectativa é de que nesta visita Mares Guia libere R$ 1 milhão para revitalização de estações ferroviárias.

O ministro fará viagem técnica num pequeno trecho da ferrovia por onde passará o Trem do Pantanal.

De acordo com Nilde Brun, diretora-presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, além da visita técnica que fará ao Estado, Mares Guia terá extensa programação, que inclui participação na reunião do Fórum Estadual do Turismo e inauguração do restaurante-escola da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-MS), em Campo Grande.

No dia 28, Mares Guia, juntamente com o governador José Orcírio Miranda dos Santos e comitiva do turismo, segue para o município de Corumbá, onde embarcará no Trem do Pantanal, para viagem técnica experimental, da Estação Albuquerque até o distrito de Porto Esperança, a 88 km de Corumbá.

Lá o ministro assina protocolos para ativação do Trem do Pantanal, na forma de estruturação do Distrito de Porto Esperança, que inclui obras de reforma dos prédios, saneamento básico e oficinas de capacitação para a comunidade.

Para esta ação, segundo Nilde Brun, o Ministério do Turismo deve investir R$ 1 milhão, com a contrapartida de R$ 100 mil do Governo estadual.

Também estabelecerá parcerias com o Governo estadual para o desembolso da contrapartida do Mtur para o Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Sul) da região da Serra da Bodoquena, que inclui os municípios de Jardim, Bonito e Bodoquena.

Além desses recursos já foram repassados pelo Mtur R$ 450 mil para restauração das estações ferroviárias de Corumbá, Porto Esperança, Aquidauana e Piraputanga, com a contrapartida de R$ 300 mil pelo Governo Estadual, recursos oriundos do Fundo Estadual do Turismo.

fonte: Jornal Correio do Estado – MS