Mares Guia quer movimentos sociais envolvidos na aproximação com Europa

PTB Notícias 25/07/2007, 9:29


O ministro das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, propôs que movimentos e organizações sociais da América Latina e da União Européia participem ativamente da aproximação entre as duas regiões a partir da elaboração de uma agenda permanente de cooperação e entendimento.

“Nosso eixo estratégico é o desenvolvimento com eqüidade”, destacou o ministro, durante o seminário “A União Européia e o Mercosul: qual é a contribuição das instituições da sociedade civil para a promoção do desenvolvimento regional?”, realizado em Brasília.

O evento foi promovido pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) da Presidência da República e pelo Comitê Econômico e Social Europeu.

Na avaliação de Mares Guia, a coordenação entre o CDES e o comitê europeu é essencial para a intensificação do diálogo da sociedade civil, especialmente a partir do novo patamar de relacionamento estabelecido a partir da Cúpula Brasil-União Européia, realizada no dia 4 deste mês em Lisboa.

“Na declaração oficial da Cúpula, Brasil e UE apontam a importância de fortalecer a consciência pública de suas respectivas sociedades, de estimular os contatos da sociedade civil e os intercâmbios entre os respectivos povos”.

fonte: Agência Brasil