
Marlene Campos Machado celebra aniversário de São Paulo
PTB Notícias 25/01/2016, 12:22
Leia abaixo mensagem da presidente nacional do PTB Mulher, Marlene Campos Machado: A SÃO PAULO DE TODOS NÓS “Hoje, não quero falar dos problemas que a nossa São Paulo esconde em cada esquina.
Nem da tristeza por vê-la tão descuidada.
A cidade completa 462 anos e é do fascínio que ela exerce sobre todos nós que quero tratar.
Um fascínio que talvez explique a ambiguidade presente em nossa convivência cotidiana, em que, como em um passe mágica, uma crítica corrosiva pode dar lugar a um encantamento teimoso.
O que tem, enfim, essa São Paulo de tantos contrastes, para, mesmo sendo capaz de nos irritar a cada dia, ao mesmo tempo nos fazer reféns de seus encantos? Uns lembrarão das portas que abre aos que querem ganhar a vida; outros das atividades culturais que promove, de sua vida noturna luminosa, da qualidade da comida que oferece.
Haverá ainda os que citarão seu friozinho gostoso e os que não esquecem seu coração generoso, que a todos abriga.
Acho que é tudo isso, mas não é só.
Para mim, o que faz de São Paulo uma cidade única é seu fantástico, incomparável espírito de fraternidade, inerente aos que aqui vivem e que imediatamente contagia os que por aqui aportam.
É isso que a transforma em um cenário sem paralelos, capaz de reunir em familiar convivência representantes das mais diversas origens, raças, cor, credo ou classe econômica.
E de propiciar cenas inimagináveis em qualquer outra cidade do mundo.
Como a de judeus e palestinos orando juntos pela paz impossível entre seus povos; ou a de japoneses e coreanos lado a lado, como cordiais concorrentes comerciais em uma mesma rua; ou ainda a de um nórdico campeão de capoeira e a daquela oriental que brilha como habilidosa passista de uma de suas principais escolas de samba.
É essa São Paulo que quero homenagear hoje.
Abrigo aconchegante, maior do que os problemas ou a inoperância dos que a têm governado; cidade única, capaz de criar uma nacionalidade adicional para todos os que acolhe.
Porque aqui, brasileiros, italianos, portugueses, árabes, espanhóis, mineiros, nordestinos ou de qualquer outra origem, das tantas que a cidade abriga em suas entranhas, não importa: acima de tudo somos todos paulistanos, com muita honra.
“Marlene Campos MachadoPresidente nacional do PTB Mulher