Marlúcio quer garantir exibição de filmes nacionais em escolas de Goiás

PTB Notícias 7/04/2013, 22:17


Começou a tramitar na Assembleia projeto de autoria do deputado Marlúcio Pereira (PTB) que institui o programa Aprendendo com o Cinema Nacional nos ensinos fundamental e médio da rede pública estadual.

A matéria foi protocalada na Casa como processo de nº 1.

1116.

Em suas justificativas, o deputado se fundamenta na capacidade que o cinema tem de articular diferentes esferas do conhecimento, proporcionando ao espectador sínteses e contextualizações de assuntos relacionados a histórica, estética e literatura.

O autor da proposta explica que muitas seriam as disciplinas que poderiam se valer da contribuição dos estudos cinematográficos, mas ressalva que as aulas de história, artes, geografia, português e literatura de língua portuguesa seriam as que mais se beneficiariam.

“Com a introdução da exibição, da análise e da discussão de filmes nacionais como complemento da lousa e do giz, muitos professores passariam a contar com possibilidades discursivas talvez impossíveis sem o concurso desta ferramenta”, frisa o parlamentar.

Quanto aos filmes a serem exibidos, Marlúcio Pereira cita clássicos nacionais do Cinema Novo, adaptações de obras literárias e reconstituições historiográficas, como Carlota Joaquina, além das produções recentes.

Para o deputado, o contato com estas obras poderia contribuir não apenas para a formação de espectadores mais qualificados, mas também para o surgimento de novos realizadores.

O projeto já foi aprovador preliminarmente em plenário e segue agora para análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

fonte: site da Assembleia Legislativa de Goiás