Marquezelli defende expansão de bibliotecas para todas as cidades do país

PTB Notícias 20/10/2009, 18:24


O hábito da leitura pode ser um eficiente instrumento de desenvolvimento do país e deve ser incentivado com programas de Governo e por meio de parcerias com o setor privado, sugeriram especialistas em seminário sobre a expansão do acesso à leitura, promovido pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado.

No seminário, em comemoração ao Dia Nacional da Leitura, (12 de outubro), também defenderam a implantação, pelo Executivo, e a manutenção, pelo setor privado, de bibliotecas em todos os municípios.

O deputado federal Nelson Marquezelli, do PTB de São Paulo, destacou no seminário a importância da expansão das bibliotecas em todo o país, principalmente, para as áreas mais distantes das regiões metropolitanas e áreas rurais.

Para o parlamentar petebista, os livros alimentam os sonhos de milhares de jovens e a leitura ajuda no aprendizado e ampliação do conhecimento científico e cultural.

Marquezelli também defendeu aprovação do projeto de Lei em tramitação na Câmara dos Deputados que cria o Programa Cesta Básica do Livro, visando garantir um acervo mínimo de leitura para famílias de estudantes da rede pública.

Para o Secretário-Executivo do Ministério da Cultura, Alfredo Manevy, o hábito da leitura é prioridade nacional e pode contribuir para reduzir a desigualdade social entre os brasileiros.

Um estudo de 2007 realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com o Instituto Ecofuturo, mostrou que a implantação de bibliotecas levou à redução da evasão escolar em 55 escolas pesquisadas.

fonte: site do deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP)