Marquezelli fala da importância do CCS para condições ambientais da Terra

PTB Notícias 8/07/2009, 8:29


O Deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP), destacou na sessão de ontem, 07/07, a realização do Fórum Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS) e a Shell Brasil, que organizou o 1° Seminário Brasileiro sobre CCS (Captura e Armazenagem de Carbono), que será realizado hoje, 08 de julho, em Brasília.

“No seminário estarão presentes autoridades do Brasil e do mundo, com o intuito de discutir sobre o potencial da utilização dessa tecnologia para contribuir com a diminuição dos impactos das atividades humanas sobre o meio ambiente”, afirmou Marquezelli.

O CCS é uma técnica avançada de captura de gás carbônico (CO2) eliminado da queima de combustíveis fósseis da atmosfera – como gás natural e carvão mineral – e seu armazenamento subterrâneo, em camadas profundas do subsolo ou oceano, de forma segura e sem comprometer o meio ambiente.

Essa tecnologia é considerada uma das melhores alternativas para redução das emissões de gás carbônico industrial e de centrais térmicas, que correspondem à grande parte da matriz energética do Brasil.

A utilização do CCS contribui para o fomento da sustentabilidade ambiental nessas indústrias, fundamentais para a manutenção do crescimento e desenvolvimento do país.

“O CCS é utilizado pioneiramente em vários países do mundo.

Na Noruega, esta tecnologia é utilizada desde 1996, que passou a ser utilizada também no Canadá, Dinamarca e na Argélia, sem, contudo haver algum acidente.

Alguns estudos indicam que, a partir de sua utilização, poderia-se reduzir 20% das emissões de CO2 na atmosfera.

Nesse sentido, é necessário ressaltar os inúmeros benefícios que a utilização do CCS traria ao meio ambiente.

Além de reduzir os danos do aquecimento global, a captura a armazenamento de carbono, o CCS pode conter as emissões de CO2 presentes na atmosfera”, explicou o Deputado do PTB.

“A disseminação da utilização do CCS mostra-se como uma grande ferramenta para a melhoria das condições ambientais em nosso planeta, sendo seu debate enriquecedor para os esforços de nosso país no sentido de alcançar as metas estipuladas pelo Ministério do Meio Ambiente, no Plano Nacional sobre Mudança do Clima – divulgado em dezembro passado – e favorecendo o debate o debate em torno do tema também no Congresso Nacional”, finalizou o Parlamentar petebista.

* Agência Trabalhista de Notícias