Marquezelli propõe criação do Prêmio Lindolfo Boeckel Collor

PTB Notícias 21/03/2007, 11:42

O deputado federal Nelson Marquezelli (PTB/SP), presidente da Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, apresentou à Mesa da Câmara dos Deputados um Projeto de Resolução de criação do Prêmio Lindolpho Boeckel Collor, como justa e merecida homenagem a um dos maiores vultos da história do Rio Grande do Sul e do Brasil .

A premiação, destinada a estudantes universitários autores da melhor monografia na área trabalhista ou de administração pública, ocorrerá na Semana do Trabalho e contemplará ainda a publicação integral da dissertação pela Câmara dos Deputados.

O Deputado ressalta, em sua justificativa, que Lindolpho Collor foi o primeiro Ministro do Trabalho do Brasil, tendo sido responsável por diversos avanços em matéria trabalhista, como a organização do Instituto de Previdência dos Funcionários Públicos da União e a regulamentação da legislação que possibilitou a sindicalização das classes operárias e patronais.

Marquezelli sustenta que Lindolpho Leopoldo Boeckel Collor foi um político muito à frente de seu tempo, tendo promovido profundas alterações no tratamento dado à questão social no país, ocupando-se do reconhecimento de entidades sindicais, da constituição de juntas de conciliação para os conflitos entre patrões e empregados, da regulamentação do trabalho feminino e infantil, da jornada diária de trabalho e da concessão de férias, entre outros aspectos importantes para a implementação de uma nova relação entre capital e trabalho no Brasil.

Agência Trabalhista de Notícias