Marquezelli se diz a favor da indústria de remoldagem de pneus no Brasil

PTB Notícias 6/08/2007, 7:02


O deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP), em discurso no plenário da Câmara, revelou que o Supremo Tribunal Federal está sendo acionado para resolver o impasse em torno do debate sobre a importação de pneus usados, principalmente da Europa.

“Sou francamente favorável à importação de carcaças de qualidade, para que possamos manter a indústria de remoldados no Brasil, mas sou totalmente contra a importação de lixo, de pneus usados sem condições de uso, que certamente serão jogados no meio ambiente.

Tenho até recebido na Comissão de Trabalho muitos industriais dos setores preocupados com a possível decisão do STF de proibir a importação de matéria-prima, para as indústrias de remoldagem no Brasil”, disse ele.

O deputado petebista lamentou o fato de as grandes indústrias produtoras de pneus novos fazerem lobby forte em cima do Governo brasileiro para que se proíba a importação de carcaça de matéria-prima para essas indústrias: “O pneu hoje remoldado tanto na Europa quanto no Brasil, além de ter preço mais acessível, muito melhor para a população, possui qualidades iguais ou até superiores ao pneu novo, porque já é um pneu testado, rodado 25 mil quilômetros, como determina a legislação européia para ser substituído, e ainda dá para ser recapeado pelas indústrias brasileiras, propiciando ao povo brasileiro substancial economia”.

Marquezelli, que é proprietário de uma empresa no interior de São Paulo, onde usa pneu remoldado em grande quantidade, afirmou ainda que a Câmara Federal não pode permitir que um grupo monopolize o uso dos pneus dos veículos.

Agência Trabalhista de Notícias