Maurício anuncia investimento de R$ 600 mil em economia solidária

PTB Notícias 15/07/2012, 9:53


O investimento de R$ 600 mil pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul na economia solidária é uma das notícias que o secretário da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sesampe), o petebista Maurício Dziedricki, transmitiu durante a abertura oficial da 8ª Feira da Economia Solidária do Mercosul e a 19ª Feira Estadual do Cooperativismo, oportunidade em que representou o governador Tarso Genro.

O ato aconteceu na última sexta-feira (13/07/2012), no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria.

O recurso será destinado para ampliação e qualificação da infraestrutura do local para as próximas edições da feira.

Dziedricki também expôs outros projetos coordenados pela Sesampe como a Cadeia Solidária Binacional do PET, a certificação dos empreendimentos de economia solidária e a instalação de Casas de Economia Solidária em várias regiões do Estado.

A Cadeia Solidária Binacional do PET está sendo criada para consolidar a cadeia produtiva de reciclagem da garrafa PET entre empreendimentos gaúchos, do Uruguai e de Minas Gerais, com a finalidade de produzir sacolas, calçados e artesanatos com tecido favorável ao meio ambiente.

A feira, que é considerada o maior evento de economia solidária da América Latina, inaugurada na sexta-feira, acaba neste domingo (15/07/2012).

O evento tem como proposta ser um grande espaço de articulação, debate, troca de ideias e experiências de comercialização direta dos empreendimentos solidários.

Entre os 850 expositores representantes da agricultura familiar, agroindústrias familiares, catadores, povos indígenas e trabalhadores, que vão expor oito mil produtos para comercialização.

A economia solidária, uma forma coletiva de produção, comercialização e consumo, é um novo modelo de desenvolvimento sustentável da sociedade: socialmente justa, economicamente viável, ambientalmente sadia, organizadamente solidária e cooperativada.

fonte: site do PTB – RS