Mauro Carlesse propõe criação do programa ‘Paraesporte Tocantinense’

PTB Notícias 5/02/2015, 15:53

Em uma de suas primeiras iniciativas como representante da população na Assembleia Legislativa do Tocantins, o deputado Mauro Carlesse (PTB), eleito no domingo (1/2/2015) segundo vice-presidente da Casa, apresentou projeto que autoriza o governo a criar o programa “Paraesporte Tocantinense”.

A matéria com esse cunho foi encaminhada pela Mesa Diretora à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) nesta quinta-feira (5).

Para o parlamentar petebista, o objetivo é que a Secretaria de Esportes patrocine financeiramente atletas carentes portadores de deficiências, reconhecidamente amadores.

No entanto, o patrocínio se destina ao desportista que não possua nenhum tipo de apoio e que não tenha renda familiar mensal superior a três salários mínimos.

Segundo o texto, terão direito ao benefício os atletas que comprovarem residência no Estado de no mínimo três anos e que tenham se destacado em modalidades esportivas individuais ou coletivas, em torneios oficiais do calendário de eventos do governo do Estado.

Caso o projeto seja aprovado, os beneficiários receberão dois salários mínimos por no máximo cinco anos, ou até o atleta se tornar profissional ou conseguir outro tipo de financiamento.

“A prática de atividade física por portadores de deficiência, sendo ela visual, auditiva, mental ou física, pode proporcionar ao atleta a oportunidade de testar limites, potencialidades, prevenir enfermidades secundárias à sua deficiência e promover a integração social do indivíduo”, justificou Carlesse.

O deputado lembrou que o portador de necessidades especiais demonstra o seu brilhante desempenho, derrubando recordes e vencendo verdadeiras batalhas a cada evento esportivo.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Assembleia Legislativa do TocantinsFoto: Clayton Cristus/AL-TO