Milton Serafim entrega apartamentos da CDHU a 93 famílias de Vinhedo

PTB Notícias 17/12/2013, 17:45


Ao lado do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim (PTB), participou no sábado (14/12/2013) da entrega dos apartamentos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) e realizou o sonho da casa própria de 93 famílias vinhedenses.

A cerimônia de entrega das chaves ocorreu no próprio empreendimento, localizado na Rua Bruxelas, esquina com a Rua Antônio Bucci, na divisa dos bairros Vida Nova I e Altos do Morumbi.

“É um prazer estar em Vinhedo, uma das melhores cidades do nosso país, nesta entrega que realiza os sonhos destas 93 famílias.

Prefeito Milton, pode contar com o governo do Estado, temos um plano habitacional e social, por meio do programa Casa Paulista, que em parceria com a Prefeitura de Vinhedo, poderá realizar o desejo de outras famílias que aguardam a casa própria”, afirmou o governador Geraldo Alckmin em seu discurso.

Na coletiva de imprensa, o governador confirmou a possibilidade de 1000 novas moradias a Vinhedo, como já havia sido anunciada pelo secretário estadual Silvio Torres no sorteio da CDHU em novembro, por meio do programa Casa Paulista, com doação de terreno por parte da Prefeitura.

Milton Serafim enalteceu a história de Maria Helena Soldera, mulher trabalhadora que dá o nome ao empreendimento.

O prefeito do PTB, ainda, agradeceu a presença e o apoio do governador e reafirmou a importância de novas parcerias para atender mais famílias na cidade.

“Agradecemos, governador, por esta parceria, em que pudemos, juntos, concretizar este sonhos para estas famílias aqui hoje presentes.

Contamos com o apoio do Estado para novas construções nos próximos anos, de qualidade como essa que hoje estamos entregando”, complementou Milton Serafim, que entregou uma cesta com uvas e vinho produzido em Vinhedo, além de um convite ao governador para participar da abertura da 53ª Festa da Uva de Vinhedo e 5ª Festa do Vinho, no dia 8 de fevereiro.

Os 93 apartamentos da CDHU foram construídos em uma área de 8.

438m² doada pela prefeitura para viabilizar a obra das moradias populares.

Foram construídas seis torres de apartamentos.

Cada unidade habitacional tem dois quartos, sala, cozinha, área de serviço e banheiro, distribuídos em 44,73m² de área construída.

O conjunto habitacional é composto, ainda, por área de lazer e centro social.

Após a cerimônia oficial, o prefeito Milton Serafim e o governador Geraldo Alckmin visitaram o apartamento 14 do Bloco A, que pertence a família de Sérgio Francisco de Paula, visivelmente emocionado com a visita do prefeito e do governador em sua residência, que aproveitaram para tomar um café no apartamento novo do vinhedense Sérgio de Paula.

A primeira que recebeu as chaves das mãos do governador, Daniela Mapelli, 28 anos, disse que foi emocionante a cerimônia e, para ela sem dúvida, vai ficar registrada para sempre em sua vida.

“Foi uma promessa de Deus”, afirmou Mapelli, muito emocionada, ao lado do seu filho, Urik, e do marido Fernando.

Ana Maria Gourlart, ao lado do esposo José e do filho Vitor, também recebeu as chaves das mãos do governador e do prefeito Milton Serafim.

“Morava numa casa emprestada e agora estou muito feliz, é um sonho realizado, uma vida nova que começa”, comentou.

Joel de Carvalho, de 55 anos, que vive em Vinhedo há 30 anos, também fez questão de ressaltar a felicidade em que se encontrava.

“Começarei 2014 muito feliz”, afirmou.

Também estiveram presentes a deputada estadual Célia Leão, o secretário adjunto de Habitação do Estado, Márcio Penido; o secretário de Transportes Metropolitano, Jurandir Fernandes; os prefeitos de Morungaba, Beto Zem, e de Valinhos, Clayton Machado; o padre da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, Marcos Paulino; o vice-prefeito de Vinhedo, e secretário de Educação, Jaime Cruz, além dos secretários municipais de Habitação, Márcio Campos – Balu; de Governo, José Luis Bernegossi; de Cultura e Turismo, Paulo Mattos; de Transportes e Defesa Social, Toninho Falsarella; de Administração, José Pedro Cahum; de Negócios Jurídicos, dra.

Silvia Bontempi; de Meio Ambiente e Urbanismo, Cássio Capovilla; o superintendente da Sanebavi, Odair Seraphim – Canjica; o chefe de Gabinete, Mário Pazinatto; o chefe de gabinete da secretaria de Governo, Carlos Tosto; o presidente da Câmara de Vinhedo, Rubens Nunes, além dos vereadores Ana Genezini, Márcio Melle, Nill Ramos, Paulinho Palmeira, Dario Pacheco e Edu Gelmi.

Unidades Habitacionais No total foram destinadas 93 unidades habitacionais da CDHU.

Foram 35 unidades sorteadas à faixa salarial de 1 a 2 salários mínimos; 21 na faixa salarial de 2 a 3 salários mínimos e 21 pessoas foram sorteadas na faixa salarial acima de 3 salários mínimos.

Em relação às quotas, conforme estabelece a CDHU no edital do sorteio, foram contemplados cinco idosos.

Quatro unidades foram direcionadas aos Policiais Militares, conforme classificação por tempo de lotação no município e sete unidades foram direcionadas, por meio de sorteio, aos deficientes.

Para participar do sorteio as famílias não podiam ser proprietárias de imóvel residencial ou possuir financiamento imobiliário em qualquer parte do território nacional; e ter sido atendido anteriormente por programas habitacionais.

A renda familiar obrigatória estabelecida pela CDHU é de 1 a 10 salários mínimos.

Um dos critérios, o que garante a participação no sorteio às pessoas que residem há mais tempo em Vinhedo, foi solicitado pelo prefeito Milton Serafim e aprovado pela CDHU.

Vinhedo é a única cidade da região que a CDHU aceitou o pedido de modificação do critério de tempo mínimo de residência de 3 para 10 anos.

Todo processo de organização do sorteio – como o agendamento, a inscrição, a análise e checagem da documentação apresentada pelos contemplados e entrega do empreendimento – foi de total responsabilidade do governo estadual, por meio da CDHU.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Prefeitura de VinhedoFoto: Karina Folegatti/Prefeitura de Vinhedo