Milton Serafim ressalta criação de sistema único de segurança para RMC

PTB Notícias 10/08/2013, 8:07


O prefeito de Vinhedo (SP) e presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas, Milton Serafim (PTB), voltou a destacar a importância da criação de um sistema único de segurança para combater a criminalidade nas 19 cidades da RMC.

O assunto foi abordado durante a reunião do Gamesp – Gabinete Metropolitano de Gestão Estratégica de Segurança Pública, realizada nesta última semana, em Campinas.

Para o prefeito Milton Serafim, somente com um sistema de videomonitoramento eficaz, interligado entre as 19 cidades da RMC para troca de informações, será possível combater à criminalidade na região e proporcionar mais segurança à população.

“É questão de prioridade, dos prefeitos sentarem e verificarem a necessidade da nossa população.

Em Vinhedo e em algumas cidades da região, como Indaiatuba por exemplo, priorizamos a questão de segurança pública realizando investimentos pesados.

Só teremos um efeito 100% positivo se todos os municípios investirem nesta questão.

Como presidente da RMC sempre ressalto que todos os projetos precisam ser pensados de forma regionalizada.

Ou somos uma região interligada ou não há motivos para a RMC existir.

Além de investimentos municipais, devemos buscar ajuda dos governos estadual e federal para suprir as necessidades da população da nossa região”, destacou o prefeito Milton Serafim na reunião que contou com a presença do secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita; do secretário adjunto de Segurança Pública do Governo do Estado, Antônio Carlos Da Ponte; comandantes das polícias civil e militar na região e representantes de 15 cidades da RMC.

O secretário municipal de Transportes e Defesa Social, Toninho Falsarella também participou da reunião.

Hoje, Vinhedo já tem 100% das entradas e saídas da cidade monitoradas por câmeras de segurança.

O monitoramento é feito por meio de um sistema que permite reconhecer veículos considerados suspeitos.

Este sistema de Vinhedo está interligado aos das cidades de Indaiatuba, Itatiba, Monte Mor e Jundiaí.

Sistema de Segurança de VinhedoCom a utilização do sistema de monitoramento da Prefeitura de Vinhedo, todo veículo que entra e sai da cidade tem sua imagem registrada pelas câmeras, que enviam em menos de três segundos o dado coletado ao Cicom – Centro de Inteligência, Comunicação e Monitoramento – operado pela Guarda Civil Municipal de Vinhedo.

A partir da coleta da imagem, são armazenadas em um banco de dados informações importantes sobre características dos veículos e que permitem rápida identificação no caso de suspeitos, tais como número de placa e existência de adesivo.

Caso algum veículo entre ou saia da cidade e esteja na listagem de busca, imediatamente um alarme é acionado no Cicom, que já comunica as equipes de patrulhamento mais próximas da região do incidente para que verifiquem a ocorrência.

Gamesp e Câmara Temática de SegurançaDurante a reunião, o prefeito e presidente da RMC colocou a disposição a Câmara Temática de Segurança para dar suporte e se tornar integrada ao Gampesp, para o desenvolvimento de reuniões mensais com a presença de representantes da área de segurança pública das 19 cidades da região.

O secretário adjunto de Segurança Público anunciou na reunião alguma das ações realizadas desde o início dos trabalhos do Gamesp, em fevereiro de 2013, como a disponibilização do acesso aos dados do Infocrim – Registro de Informações Criminais); realização de cursos de aprimoramento paras as Guardas Municipais da região e a disponibilização de uma equipe do Grupo de Ações Táticas Especiais – GATE para a região.

Regionalização do Curso PúblicoMantendo o foco regional, o prefeito de Vinhedo Milton Serafim e presidente da RMC ressaltou a importância da realização de um concurso público regional para contratação de funcionários para as polícias civil e militar.

“Esta questão foi proposta pelos prefeitos há meses em reunião do Conselho da RMC, para agilizar a realização de concurso e envio de funcionários à região.

A falta de funcionários nas Polícias Civil e Militar e Detran (Departamento Estadual de Trânsito) prejudica muito a qualidade dos trabalhos e as prefeituras precisam disponibilizar funcionários municipais.

A espera por novos profissionais já ocorre há muitos anos.

Hoje, a demanda regional chega a 250 profissionais”, disse Milton Serafim.

Desde o início do ano, quando assumiu a presidência da RMC pela segunda vez, o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, está dando dinamismo às discussões de assuntos de interesse regional e um novo foco de trabalho para as reuniões ordinárias que ocorrem mensalmente entre os prefeitos das 19 cidades.

“A RMC é uma das regiões mais ricas do Brasil e precisamos trabalhar em conjunto para contribuirmos para o crescimento econômico e social regional, saindo do individualismo de cada cidade e pensando no coletivo da nossa região”, completou.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal Novidade