Milton Serafim se reúne com secretário de Estado da Saúde de São Paulo

PTB Notícias 13/03/2014, 18:28


Para beneficiar a população de Vinhedo (SP) e região com melhorias no sistema público de saúde, o prefeito Milton Serafim (PTB), na ocasião em que era presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC – Região Metropolitana de Campinas – conseguiu agendar um encontro com o secretário de Estado da Saúde de São Paulo, David Everson Uip, para debaterem, em conjunto, futuros investimentos na área.

A reunião com prefeitos ocorreu nesta quinta-feira (13/3/2014), em São Paulo, e contou com a presença do atual presidente da RMC, o prefeito de Holambra, Fernando Fiori de Godoy; e dos prefeitos Reinaldo Nogueira (Indaiatuba), Denis Andia (Santa Bárbara D´Oeste), Carlos Pollo (Pedreira), Cristina Carrara (Sumaré), Thiago Assis (Monte Mor) e José Roberto Zem (Morungaba).

“Os assuntos precisam ser tratados de forma metropolitana, especialmente na área da saúde, para ganharmos forças e conseguirmos novos investimentos para beneficiar e suprir as necessidades da população de nossa região”, comentou Milton Serafim.

São 48 projetos que estão incluídos em um volume financeiro de R$ 100 milhões.

Informações sobre o processo de concessão de financiamento para realizar os investimentos na região, por meio do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) foi discutido.

Outro assunto debatido foi a implantação do hospital metropolitano para atender casos de urgência e emergência na região.

A obra não faz parte dos investimentos a serem realizados pelo BID, porém é visto pelo governo do Estado como necessária para atender a demanda regional.

Sobre a implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) regional, o secretário estadual da Saúde considerou o projeto inviável, nos moldes que atualmente está sendo apresentado pelo governo federal.

“É preciso fazer uma readequação neste projeto, levando em consideração a proporcionalidade de ambulâncias com o número populacional da cidade que será contemplada com o projeto”, explicou.

O prefeito Milton Serafim aproveitou o encontro com o secretário para questioná-lo sobre os investimentos de média e alta complexidade que devem ser assumidos pelos municípios após ações judiciais movidas pela população que não consegue ter acesso ao serviço de responsabilidade dos governos estadual e federal.

O secretário concordou com a indagação de Milton Serafim e comentou sobre a necessidade de uma reestruturação, com análise técnica, para que seja cobrados dos municípios apenas o que é de sua responsabilidade, assim como o governo do Estado e a União.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Prefeitura de VinhedoFoto: Prefeitura de Vinhedo