Mineradoras se preocupam muito com lucros e pouco com segurança ambiental, diz Josué Bengtson

PTB Notícias 5/03/2018, 8:00

Imagem Crédito: Renato Araújo/Câmara dos Deputados

Ao criticar o descaso das empresas de mineração com a segurança ambiental, o deputado Josué Bengtson (PTB-PA) lamentou o vazamento de rejeitos de bauxita da barragem da mineradora Hydro Alunorte, em Barcarena (PA).

“No Pará, no Brasil, as empresas estão preocupadas em ganhar dinheiro, que é importante, mas não estão preocupadas com a segurança. E o que aconteceu no Pará foi simplesmente isso: não houve o cuidado necessário, deixaram a represa transbordar. E, quando o rejeito cai no igarapé, quem é que segura?”, questionou.

O parlamentar ressaltou que não é contra a produção mineral, desde que sejam tomados os cuidados necessários para evitar desastres ambientais.

Na última quinta-feira (22), laudo do Instituto Ivandro Chagas confirmou a contaminação em diversas áreas de Barcarena. Os registros de vazamento foram feitos inicialmente por órgãos estaduais em 17 de fevereiro.

Bengtson afirmou que o caso é grave, porque a empresa atua no Pará há muitos anos. Ainda segundo o petebista, as autoridades brasileiras devem tomar providências “enérgicas”.

“O ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, é favorável à aplicação de multa. Também esteve lá no Pará uma comissão externa da Câmara dos Deputados. Ouvi até falar de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), e concordo plenamente, porque quem não deve não teme”, sentenciou.

Com informações da assessoria da Liderança do PTB na Câmara dos Deputados