Ministro da Agricultura garante a Busato liberação de recursos a programa

PTB Notícias 15/01/2012, 2:17


Em reunião com o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro, na manhã da última quarta-feira (11/01/2012), em Brasília, o secretário estadual de Obras Públicas Irrigação e Desenvolvimento Urbano do governo do Rio Grande do Sul, o petebista Luiz Carlos Busato, saiu satisfeito com a promessa de R$ 4 milhões para o Programa de Agricultura Irrigada da pasta.

Durante o encontro Busato apresentou ao ministro a sugestão de criar um programa de assistência técnica e aparelhamento tecnológico aos agricultores que recebem açudes construídos pelo Estado.

A iniciativa consiste em um financiamento a longo prazo na aquisição de equipamentos que permitam ao agricultor irrigar a área de plantio, assim como receber qualificação para o seu manuseio.

‘Hoje, na prática, o que se tem observado é a subutilização dos açudes de médio e grande porte, pois o agricultor não tem usado de todo o potencial de irrigabilidade por falta de uma linha de financiamento ou por falta de conhecimento das tecnologias existentes’, explicou o gestor.

Segundo Busato, esse valor será aplicado num programa piloto para a compra de máquinas e qualificação dos agricultores.

‘Essa é uma das ferramentas do nosso Plano Estadual de Irrigação em que atuamos diretamente com o produtor gaúcho’.

A ação poderá ser ampliada para os estados do Paraná e Santa Catarina.

fonte: site do PTB – RS