Ministro da Educação informa a Zambiasi que juros do FIES cairão para 3,5%

PTB Notícias 10/08/2009, 12:57


Na última semana, o ministro da Educação, Fernando Haddad, informou ao senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS), que os juros do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior – Fies serão reduzidos para 3,5% nas próximas contratações.

(A taxa de juros atual é de 6,5%) Em relação aos contratos antigos, eles deverão passar por uma análise do Conselho Monetário Nacional.

O senador Zambiasi acredita que o critério deverá baixar para o mesmo patamar do novo Fies, ou seja, 3,5%.

Apresentado pelo Executivo, o “novo Fies” altera a Lei nº 10.

260, de 12 de julho de 2001, que dispõe sobre o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior pretende ajustar as regras do financiamento, passando o MEC a ser o seu agente operador e criando permissão legal para a amortização do saldo devedor do estudante financiado.

A proposta já está tramitando no Congresso Nacional e aguarda para ser apreciada no Plenário da Câmara dos Deputados, sob o regime de Urgência.

Se aprovado, a matéria será encaminhada para o Senado Federal onde também passará por análise e votação.

Na Câmara dos Deputados, o “novo Fies” passou pelas Comissões de Seguridade Social e Família; Educação e Cultura; Finanças e Tributação e Constituição e Justiça e de Cidadania.

O ministro da Educação também informou ao senador Zambiasi que visando ampliar o serviço de atendimento aos estudantes que pretendem ingressar na faculdade, será criado o “Fies Online”.

O mecanismo possibilitará, em tempo real, o acesso ao Programa de Financiamento, diminuindo a burocracia para concessão do crédito.

De acordo com o Ministério da Educação, o Fies é um programa destinado a financiar a graduação na educação superior de estudantes que não têm condições de arcar integralmente com os custos de sua formação.

O parlamentar gaúcho está integrado à mobilização dos mais de 500 mil estudantes brasileiros beneficiários.

fonte: site do senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS)