Mira Rocha participa da abertura da 24ª Semana de Aleitamento Materno

PTB Notícias 6/08/2015, 15:39

A líder do PTB na Assembleia Legislativa do Amapá, deputada Mira Rocha, voltou a lembrar sobre a importância de amamentar o bebê exclusivamente com o leite materno até os seis meses de vida.

A declaração foi dada na abertura da Semana de Aleitamento Materno com o tema “Amamentar e trabalhar”, realizada no auditório do Museu Sacaca, na terça-feira (4/8/2015), em Macapá.

A preocupação da parlamentar é com o tempo que as mães têm para amamentar o bebê.

“Normalmente as mães até retornarem ao trabalho, elas têm quatro meses para amamentar e os outros dois meses ela terá que conciliar as duas tarefas”, destacou.

Na ocasião, várias mães participaram de um grande encontro de amamentação.

Durante toda a semana, mães, gestantes, parturientes e familiares irão participar de conversas e palestras sobre vários temas.

Segundo a deputada, a intenção é preparar o estado emocional das mães que amamentam, e também mostrar os cuidados com a amamentação para quem irá retornar ao trabalho.

“É importante as mães que estão amamentando participarem de eventos como este e levar, também, os filhos.

Momentos como este servem para compartilhar, facilitar e fortalecer as práticas que ajudam as mulheres que amamentam, além de fortalecer a informação de lutar pelos direitos das mulheres que amamentam no local de trabalho”, disse.

A Semana Estadual de Incentivo ao Aleitamento Materno é fruto de um projeto de lei da deputada Mira Rocha.

A matéria estimula o interesse da sociedade na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno; conscientizar a necessidade constante do voluntariado de mães em amamentar crianças de mães que não possuem o leite materno; disseminar informações sobre os benefícios do aleitamento materno; sensibilizar os diversos segmentos da sociedade para apoiar as mulheres que amamentam.

Mira Rocha tem alertado no plenário da Assembleia Legislativa do Amapá a importância da doação do leite humano.

Esta foi uma das razões para a deputada apresentar e defender a matéria de incentivo ao aleitamento materno e doação de leite materno.

Conforme a diretora do Hospital da Mulher Mãe Luzia, Nice Carvalho, em julho, o banco de leite registrou uma queda de 50% no número de doadoras.

“Infelizmente o estoque diminuiu pela metade e por isso estamos convocando as mulheres para que possam fazer a doação.

O leite humano é importante para as crianças prematuras.

Ele ajuda a diminuir e até anular doenças”, reforça a parlamentar.

Segundo a petebista, para fazer a doação, a mulher pode ir ao hospital ou solicitar que o banco vá até a residência.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da assessoria da deputada Mira Rocha (PTB-AP)Foto: Divulgação/Assessoria