Mobilidade urbana é tema de pronunciamento do vereador Tavinho Santos

PTB Notícias 28/10/2011, 7:42

Na manhã desta quinta-feira (27/10), na sessão ordinária da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), o vereador Tavinho Santos (PTB) usou a tribuna para comentar sobre os problemas de mobilidade urbana na Capital, que vêm causando grandes congestionamentos na cidade.

Ele ainda solicitou soluções através de políticas públicas.

“João Pessoa está com 426 anos, e durante séculos a cidade se concentrou na região entre o Centro e os bairros da Torre e Jaguaribe, mas não houve preocupação com a mobilidade urbana.

Os problemas de congestionamentos estão se agravando, e, mesmo com algumas ações do poder público, não se consegue efetiva solução.

Precisamos de trabalhos que garantam a resolução dos problemas de forma continua, para que daqui há dez anos estejamos tranqüilos a respeito dessa questão”, defendeu Tavinho.

Para o parlamentar, o Poder Público deve investir no transporte público de qualidade, que garanta à população horário confiável (regular) e conforto (climatização), para que o cidadão possa deixar seu veículo em casa tendo a garantia de chegar ao destino no horário programado.

Ele ainda defendeu a criação de novos corredores e linhas exclusivas para ônibus, com a implantação de BRT (Bus Rapid Transit), um sistema de ônibus de alta capacidade, que prevê a utilização de corredores exclusivos ou preferência para a circulação do transporte coletivo com embarques e desembarques rápidos, através de plataformas elevadas no mesmo nível dos veículos, além dos Veículos Leves sob Trilhos (VLT), uma espécie de metrô de superfície.

O vereador também afirmou que outra alternativa para criar uma cultura do transporte coletivo na população seria o barateamento das passagens de ônibus, através da diminuição de impostos como o IPI e o ICMS, e dos valores do óleo diesel.

Para ele, as três esferas do Poder Público, municipal, estadual e federal, deverão investir conjuntamente na infraestrutura urbana para garantir a eficiência no deslocamento do cidadão.

Ainda em seu pronunciamento, Tavinho comentou que foi procurado por um candidato aprovado no último concurso público para a área de saúde em João Pessoa que se queixou de ainda não ter sido convocado para assumir seu cargo, mesmo estando na colocação que lhe permite assumir.

O vereador convocou os candidatos aprovados no concurso para participarem de uma audiência pública com a secretária de saúde, Roseana Meira, às 11h do próximo dia 11 de novembro, para discutirem com ela o assunto.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do Portal PB Agora