Moradores de Copacabana aprovam lei de Cristiane Brasil

PTB Notícias 1/12/2007, 8:14


Na manhã do último dia 25/11, na Praia de Copacabana, a presidente da Comissão do Idoso da Câmara do Rio, vereadora Cristiane Brasil, realizou pesquisa para saber a opinião da população do bairro sobre a Lei nº 4.

568, que estabelece a troca das pedras portuguesas das calçadas por piso antiderrapante, com exceção dos locais históricos e tombados da cidade.

Se depender da vontade da população de Copacabana, a lei vai pegar, pois dos 293 votos colocados na urna, 62% se revelaram favoráveis à troca, com 29% contra e apenas 9% votaram em branco.

O principal motivo dos que votaram favoráveis à Lei foi o elevado números acidentes provocados pelos buracos nas calçadas com pedras portuguesas.

Este foi o argumento alegado pela dona de casa, Alice de Paula, de 68 anos, moradora do bairro.

“já vi muita gente quebrar a perna por causa dessas pedras”, contou a idosa.

Já os que votaram pela permanência das pedras portuguesas argumentaram que, com uma conservação adequada, as pedras podem permanecer nas calçadas.

Foi o caso do senhor Waldir de Souza, de 72 anos.

“É só a prefeitura cumprir seu papel”, reclamou o aposentado.

A vereadora Cristiane Brasil considerou o evento um sucesso.

Depois de conversar com muitos moradores de Copacabana, ela ressaltou que “o importante é a consciência cidadã da população, que deu sua opinião sobre um tema fundamental para a cidade.

Afinal de contas, já está provado que as calçadas de pedras portuguesas têm um custo altíssimo de conservação e, além disso, provocam muitos acidentes, principalmente em idosos”.

Além de participarem da pesquisa, os freqüentadores da orla de Copacabana foram atendidos por psicólogos, assistentes sociais e advogados da Comissão do Idoso com esclarecimentos sobre o Estatuto do Idoso e dicas de saúde para uma longevidade saudável.

É idéia da vereadora Cristiane Brasil repetir a pesquisa em outros bairros da cidade, “pois as reclamações contra a falta de conservação da cidade é cada dia maior”.

fonte: site da Vereadora Cristiane Brasil (PTB-RJ)