Moraes quer Semana de Conscientização e Apoio às Pessoas com Psoríase

PTB Notícias 30/10/2011, 11:55

Com o objetivo de conscientizar, informar e esclarecer a população sobre as causas e tratamentos da psoríase, o deputado estadual petebista Marcelo Moraes protocolou projeto na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul instituindo a Semana de Conscientização e Apoio às Pessoas com Psoríase no Estado entre os dias 23 a 29 de outubro de cada ano.

De difícil tratamento, a psoríase é uma doença crônica e não contagiosa, que atinge a pele e articulações.

As causas são ainda desconhecidas.

“Por falta de informação, os portadores da doença são discriminados, situação que desejamos minimizar com este período de conscientização, que irá reduzir preconceitos e aumentar o conhecimento dos cidadãos sobre a doença, tratamentos adequados e a necessidade de apoio familiar e comunitário aos pacientes”, justifica Moraes.

O parlamentar também pretende incluir o evento no Calendário Oficial do Estado.

“A ideia é desenvolver uma programação em conjunto com os órgãos públicos estaduais da área da saúde e da assistência social, sendo as atividades orientadas por uma comissão específica, composta por órgãos do governo e entidades da sociedade civil, assim como pela Psorisul – Associação Nacional de Portadores de Psoríase”, explica o deputado.

Características A psoríase afeta aproximadamente 190 milhões de pessoas no mundo inteiro, atingindo de 1 a 3% da população em geral, indistintamente homens e mulheres.

A doença caracteriza-se pelo aparecimento na pele de lesões róseas ou avermelhadas, recobertas de escamas secas e esbranquiçadas, podendo, em alguns casos, atingir as articulações.

É uma doença altamente imprevisível, com implicações psicológicas, podendo ocorrer situações de piora de forma súbita.

fonte: site do PTB – RS