Mozarido Cavalcanti quer ouvir Temporão sobre pirataria na saúde

PTB Notícias 16/08/2009, 14:08


O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, poderá ser convidado a comparecer à Subcomissão de Saúde, da Comissão de Assuntos Sociais (CAS), para dar explicações sobre as ações do governo no combate à “pirataria na saúde”.

Uma série de matérias veiculadas ao longo dessa semana pelo jornal Correio Braziliense trata de falsificação de remédios e próteses, roubo de medicamentos e das mortes causadas por esses crimes.

O anúncio foi feito na última sexta-feira (15/8) pelo senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), em discurso da tribuna do Plenário.

O senador também quer explicações sobre as ações do governo no combate a doenças como o vírus H1N1, conhecida popularmente como gripe suína, a dengue, a malária e outras, que estão atingindo cada vez mais brasileiros, conforme observou.

Para Mozarildo, as ações do governo no combate a essas doenças têm sido tímidas, com poucas campanhas publicitárias de esclarecimento à população.

– Por que não gastar agora com uma grande campanha de mobilização, usando as Forças Armadas, para, de fato, combater a gripe suína.

Mas esse ministério não tem muito rumo.

Deveria se chamar Ministério da Doença, e mesmo assim estaria mal, pois só cuida dos doentes que estão muito mal – afirmou Mozarido, que é médico.

Para o senador por Roraima, o Governo precisa parar de manipular informações, divulgando, segundo explicou, dados falsos sobre as doenças, principalmente a gripe suína.

– O governo não pode passar a ideia de que a coisa é banal.

Eu fico muito triste com isso, com um país que prioriza a publicidade e manipula essa publicidade e se descuida de coisa tão importante para todos nós, que é a saúde e a vida – ressaltou o senador pelo PTB.

Em aparte, os senadores Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) e Alvaro Dias (PSDB-PR) fizeram elogios ao pronunciamento do colega e condenaram o descaso do governo com a saúde pública no Brasil.

fonte: Agência Senado