Mozarildo acusa governador de RR de proibir acesso de jornalistas a evento

PTB Notícias 15/09/2011, 11:41

Em pronunciamento nesta quarta-feira (14/09/2011), o senador Mozarildo Cavalcanti, do PTB de Roraima, afirmou que o governador José de Anchieta Júnior, do PSDB, proibiu o acesso de órgãos da imprensa do estado ao lançamento de um programa de crédito, realizado na terça (13), em Boa Vista.

O fato ocorreu, disse o senador, justamente na data em que o estado comemorou o Dia do Jornalista Roraimense e o dia em que o ex-presidente da República e patrono do PTB, Getúlio Vargas, em 1943, determinou a criação dos territórios federais de Roraima, Amapá e Guaporé (Rondônia).

Segundo Mozarildo, o Dia do Jornalista Roraimense foi instituído em alusão à data de fundação do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Roraima (Sinjoper), em 1991.

“Quero cumprimentar todos os jornalistas da minha terra, principalmente aqueles que ousam fazer oposição”, disse.

De acordo com o petebista, são poucos os órgãos da imprensa de Roraima que são realmente independentes e que fazem oposição ao governo estadual quando constatam alguma irregularidade.

Ele citou como exemplos a TV Ativa, o jornal Folha de Boa Vista, a Rádio Folha e a TV Roraima.

“As outras estações de TV que lá estão e as rádios que são ligadas a redes nacionais são de propriedade ou do governador ou de seus aliados.

E o governador, não satisfeito de ter praticamente o domínio da imprensa na mão, passou a proibir a sua presença até em eventos públicos, que não pertencem a ele e a que toda a sociedade pode comparecer”, afirmou.

Mozarildo aproveitou para ler a nota de repúdio divulgada pelo Sinjoper em resposta à proibição do acesso de órgãos da imprensa ao evento público.

No documento, o sindicato repudia “a atitude censora e intransigente do governador do estado, através da Secretaria Especial da Promoção Humana e Desenvolvimento, em impedir a cobertura jornalística do lançamento do Programa Crédito Social, por parte dos profissionais: Carvílio Pires, da TV Ativa; Naira Sousa, da Folha de Boa Vista e Antonio Sousa, da Rádio Folha, na manhã de quarta-feira, no Palácio Senador Hélio Campos”.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Agência SenadoFoto: Moreira Mariz/Agência Senado