Mozarildo Cavalcanti cobra melhoria do ensino fundamental no país

PTB Notícias 11/09/2009, 12:22


O Brasil precisa realizar um salto de qualidade no ensino fundamental, em especial nas escolas públicas, alertou nesta quinta-feira (10/9) o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR).

Ele mencionou o relatório “Siab – Situação da infância e da Adolescência Brasileira 2009 – O Direito de Aprender: Potencializar avanços e reduzir desigualdades”, realizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Apesar de reconhecer os avanços alcançados no Brasil pelo sistema de educação pública fundamental, no que se refere à construção de ampla rede de escolas, Mozarildo manifestou inconformismo com o fato, revelado pelo relatório do Unicef, da existência de mais de 90 mil adolescentes analfabetos nos 750 municípios dos estados da Amazônia Legal.

– Reunimos as precondições para a efetiva universalização do ensino básico e, em seguida, dar o salto qualitativo indispensável, que toda a sociedade brasileira está a exigir e que o mundo espera de um país como o Brasil – disse Mozarildo, destacando o papel relevante desempenhado pelo Congresso Nacional na melhoria do ensino no país.

Considerando a educação como “principal vetor de promoção do desenvolvimento socioeconômico dos povos”, Mozarildo mencionou o exemplo da ascensão da Coréia do Sul no cenário mundial como conseqüência da priorização da educação pública.

Ele ressaltou também a posição conquistada pela Finlândia, que, após investir maciçamente em educação, transformou-se em centro de excelência na formação de recursos humanos em todo o mundo.

Em aparte, o senador Osvaldo Sobrinho (PTB-MT) manifestou apoio ao pronunciamento de Mozarildo.