Mozarildo Cavalcanti comemora no Senado os 121 anos de Boa Vista

PTB Notícias 11/07/2011, 9:01


A capital de Roraima completou 121 anos no último sábado (09/07/2011).

Para homenagear a cidade, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB), que representa o estado, discursou em Plenário na última sexta-feira (-8/07).

Ele ressaltou que nasceu em Boa Vista, onde trabalhou durante 14 anos como médico, até entrar na vida pública – quando Roraima ainda era um território federal.

O senador petebista lembrou que a cidade teve origem em um povoado do século 19 que tinha o nome de Freguesia de Nossa Senhora do Carmo.

Também recordou que o primeiro prefeito da capital foi o bisavô de sua esposa, e que seu próprio pai foi duas vezes prefeito.

A cidade fez parte do estado do Amazonas até 1943, tornando-se capital de Roraima em 1944.

– Boa Vista foi o primeiro povoado caracteristicamente urbano de Roraima, que permaneceu como território federal por 45 anos [até 1988] – frisou ele.

Ao descrever a capital, Mozarildo observou que seu clima é quente e úmido, com duas estações climáticas bem definidas: a estação das chuvas, de abril a setembro, e o verão, de outubro a março, “quando não chove”.

Sobre a arquitetura, ele assinalou que nas áreas mais antigas da cidade podem ser encontradas construções de estilo neoclássico.

Também destacou que suas avenidas convergem para o centro da cidade, o que “remete à antiga Paris”.

– Boa Vista é uma das poucas cidades planejadas do país – declarou.

O senador observou ainda que “a cidade é plana, ao contrário do que podem imaginar os que não conhecem a Amazônia, que a veem como uma região que só tem florestas”.

E está no hemisfério norte, o que, segundo ele, resulta em características quanto ao clima e ao bioma que se distinguem inclusive das de outras cidades da Amazônia.

fonte: Agência Senado