Mozarildo Cavalcanti critica atuação do governo Lula na saúde pública

PTB Notícias 10/07/2009, 11:32

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) pediu seriedade ao governo Luiz Inácio Lula da Silva no trato de questões ligadas à saúde pública.

Em discurso no Plenário nesta sexta-feira (10/7), o parlamentar petebista acusou o governo de manipular dados estatísticos sobre algumas doenças, como a dengue, e, assim, passar uma imagem equivocada sobre seu avanço no país.

A reportagem “Mosquito na gangorra” – publicada pelo jornal Correio Braziliense nesta sexta-feira (10) – deu respaldo às críticas de Mozarildo ao governo Lula.

Segundo o texto, “o número de casos de dengue na era Lula é 22% maior do que na FHC”, embora tenha caído 49,8% na comparação do primeiro semestre de 2009 com o mesmo período de 2008.

A indignação de representante de Roraima foi motivada pelo fato de o atual governo destacar essa última informação e usá-la como uma “grande vitória”.

– Isso mereceria que o governo tivesse mais preocupação e vergonha na cara ao lidar com números, para não enganar a população – protestou.

Outra matéria – “Governo desiste de projeto que cria fundações estatais e moderniza gestão da saúde” – fez Mozarildo lamentar que pressão do PT tenha levado o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, a desistir de projeto de implantação de fundações estatais de direito privado no setor em tramitação no Congresso.

O texto foi veiculado pelo jornal O Globo nesta sexta-feira (10) e informava que a intenção da proposta era modernizar a gestão da rede pública de saúde por meio, por exemplo, da cobrança de metas e da contratação de servidores pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).

Apesar de reconhecer o esforço de Temporão em melhorar a saúde pública no país, Mozarildo recordou outro “recuo” do ministro, quando, após apontar a Funasa (Fundação Nacional de Saúde) como um “antro de corrupção”, teria rechaçado essa afirmação e mantido a diretoria da instituição.

– É preciso modernizar a gestão da saúde e ser honesto na aplicação dos recursos – cobrou.

Em aparte, o senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC) elogiou Mozarildo por comentar em Plenário o tratamento dado às doenças pelo governo.

Em seguida, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) lamentou o recuo do ministro Temporão na defesa de uma proposta de cooperação entre entes público e privado na saúde.