Mozarildo Cavalcanti defende no Piauí criação do Estado do Gurguéia

PTB Notícias 22/02/2008, 8:16


Em visita ao Piauí, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) defendeu a redivisão territorial de vários estados e, entre eles, o Piauí, com a criação do Estado do Gurguéia.

Mozarildo será o relator do projeto de redivisão do Piauí no Senado.

Ele disse que vê como alternativa de progresso a redivisão territorial dos estados.

“Eu venho de um estado que foi fruto de uma divisão o estado de Roraima pertenceu ao estado do Amazonas.

Hoje como o menor estado da federação nós temos várias instituições de ensino superior e outros avanços.

Além do que as outras divisões também deram certo, como no Tocantins e no Mato Grosso”, afirmou o senador.

Na próxima quarta-feira (27/02) o senador se reunirá com deputados estaduais membros a Comissão Provisória do Gurguéia em Brasília.

O deputado Edson Ferreira (DEM), presidente da Comissão, disse que pelo menos sete parlamentares irão se reunir com o senador e outros parlamentares federais do Piauí.

O objetivo é sensibilizar a bancada do Piauí e conseguir apoio de outros parlamentares para que o projeto tenha rápida tramitação e seja votado em plenário.

Embora defendendo a redivisão territorial, o senador petebista explicou que o processo está apenas em sua primeira fase, que é a da aprovação do plebiscito para a aprovação da divisão.

“Esse projeto é a convocação de um plebiscito para que a população se pronuncie a respeito da redivisão.

Se a população disser sim nós vamos discutir a lei complementar e depois que vai discutir a viabilidade econômica da criação do Gurguéia.

O projeto por enquanto trata-se de um decreto legislativo ainda não é um debate propriamente para a criação do estado”, explicou o senador.

Segundo o senador Mozarildo, ao passar pelo plenário do Senado e caso venha a ser aprovada, a redivisão após o plebiscito ainda terá que ser referendada por uma a nova constituição do Estado, aprovada na Assembléia Legislativa do Piauí.

fonte: Jornal Diário do Povo (PI)