Mozarildo Cavalcanti defende no Senado criação de novos estados

PTB Notícias 2/12/2009, 10:01


O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) pediu à Mesa do Senado que coloque em votação o projeto de decreto legislativo (PDS 52/07) que propõe a realização de um plebiscito sobre a criação do estado de Carajás.

Ele defendeu o desmembramento dos estados do Norte do país, o que favoreceria seu desenvolvimento.

O parlamentar petebista lamentou que o projeto sobre a realização de plebiscito para a criação do estado de Tapajós, já aprovado pelo Senado Federal, esteja parado na Câmara dos Deputados há vários anos.

Afirmou que a criação de novos estados trará maior representação política para aquelas regiões.

Mozarildo lembrou que Amazonas, Pará e Mato Grosso representam 51% território nacional.

Apenas o Amazonas é maior que todos os estados das Regiões Sul e Sudeste juntos.

Mas apenas o estado de São Paulo tem mais deputados que toda a região Norte.

– O desmembramento de estados da Amazônia não interessa aos grandes estados brasileiros, que têm uma visão atrasada, de que o Brasil não deve se desenvolver por igual – afirmou o senador.

Mozarildo afirmou que os países ricos não querem o desenvolvimento da Amazônia para que ela permaneça com suas riquezas intactas para que estes países as utilizem no futuro.

Ele defendeu que as instituições de pesquisa e desenvolvimento sediadas na Amazônia façam os diagnósticos necessários para o desenvolvimento da região, em vez de esses diagnósticos serem apresentados por pessoas e instituições de outros lugares.

O senador comunicou ainda ter proferido a palestra de abertura do 1º Encontro de Maçons e Damas da Maçonaria do Sul e do Sudeste do Pará, ocorrido em Marabá.

fonte: Agência Senado