Mozarildo Cavalcanti lamenta falta de controle nas regiões de fronteira

PTB Notícias 13/06/2011, 16:36

Em discurso no Plenário nesta segunda-feira (13/06/2011), o senador Mozarildo Cavalcanti, do PTB de Roraima, relatou que os senadores integrantes da Subcomissão Permanente da Amazônia e da Faixa de Fronteira vêm realizando reuniões e audiências públicas com o intuito de buscar soluções definitivas para o desenvolvimento socioeconômico e a proteção das regiões fronteiriças do país.

Mozarildo é presidente da subcomissão, que funciona no âmbito da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

Segundo o parlamentar petebista, a maior parte dos 17 mil quilômetros de fronteiras brasileiras são em áreas secas “sem nenhum tipo de obstáculo ao ir e vir das pessoas”.

Em virtude dessa falta de fiscalização, acrescentou ele, é comum o tráfico de drogas e o contrabando de armas e outras mercadorias – como medicamentos falsificados e produtos pirateados – nas fronteiras nacionais.

“É realmente lamentável que as nossas fronteiras sejam tratadas dessa forma”, opinou o senador roraimense.

Mozarildo Cavalcanti elogiou a iniciativa da presidente Dilma Rousseff de lançar o Plano Estratégico de Fronteira, que tem por objetivo reforçar a segurança nas divisas do Brasil com outros países.

Regiões como as fronteiras de Roraima com a Guiana e com a Venezuela, disse o senador, precisam de mais presença do Exército e da Polícia Federal.

“O Exército brasileiro tem unidades militares em quase toda a extensão, mas em número insuficiente, em quantidade de pessoal e em equipamentos também insuficientes”, afirmou.

“É preciso que, com esse plano de fronteiras lançado pela presidente Dilma, nós possamos melhorar a presença na fronteira toda”, declarou.

RoraimaMozarildo Cavalcanti também aproveitou para pedir celeridade ao Ministério da Integração Nacional na liberação de recursos para Roraima em virtude das fortes chuvas e enchentes que atingem o estado.

De acordo com o senador, as atuais chuvas em Roraima são as mais fortes dos últimos 35 anos e diversas cidades estão em situação calamitosa.

De acordo com o senador petebista, a cidade de Caracaraí, às margens do Rio Branco, está “completamente alagada”, com pessoas desabrigadas e supermercados desabastecidos.

“Faço apelo para que realmente os recursos sejam liberados, e que as Forças Armadas, que já estão atuando lá, socorram inclusive os indígenas, da reserva Raposa Serra do Sol, no município de Uramutã, que estão isolados.

Que esses recursos não só sejam liberados, como muito bem fiscalizados, porque senão nós vamos ter dinheiro lá, mas não chegando a ser aplicado na finalidade que é o atendimento a essas pessoas”, afirmou Mozarildo.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Agência Senado