Mozarildo Cavalcanti quer fontes de energia confiáveis para Roraima

PTB Notícias 17/08/2011, 7:18


O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) defendeu nesta terça-feira (16/08) o uso de fontes de energia confiáveis para o estado de Roraima.

O senador mostrou preocupação com o fato de a energia elétrica que abastece o estado vir da Venezuela.

Neste mês, completaram-se dez anos da inauguração da linha de transmissão de energia elétrica do país vizinho para Roraima.

– Se amanhã qualquer problema acontecer na Venezuela, nós podemos entrar num verdadeiro apagão de energia, portanto é muito importante que nós tenhamos estrategicamente dentro do estado uma fonte de energia confiável – alertou.

Mozarildo lembrou que o projeto de decreto legislativo (PDS) 434/2006, de sua autoria, que autoriza o aproveitamento dos recursos hídricos situados na Cachoeira do Tamanduá, na Região do Rio Cotingo, em Roraima, já foi aprovado pelo Senado, mas ainda tramita na Câmara dos Deputados.

A autorização é necessária porque a região é demarcada como terra indígena.

Sobre a instalação de usinas na Guiana e a importação de energia pelo Brasil, que vem sendo discutida pelos governos dos dois países, o senador, acredita que não seja a melhor solução.

– Pelo contrário, nós poderíamos ter uma usina em Roraima e exportar energia para a própria Guiana – sugeriu.

Homenagem O senador homenageou a escola Oswaldo Cruz, em Boa Vista (RR), que completa 62 anos de fundação.

O senador, que estudou os primeiros anos do ensino fundamental na escola, afirmou guardar boas recordações e elogiou a qualidade do ensino.

Mozarildo também usou seu exemplo para passar uma mensagem aos alunos.

– Procurem, de fato, estudar.

É possível a um aluno lá da Escola Oswaldo Cruz concluir seus estudos, se tornar médico e chegar a ser senador da República – aconselhou.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da Agência Senado