Mozarildo celebra os 119 anos da fundação de Boa Vista, capital de Roraima

PTB Notícias 8/07/2009, 17:37


O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) subiu à tribuna nesta terça-feira (07/7) para homenagear Boa Vista, capital de Roraima – estado que ele representa.

A cidade completa, na próxima quinta-feira (9), 119 anos de fundação.

Ao destacar as peculiaridades de Boa Vista, o parlamentar lembrou que essa é a única capital brasileira localizada acima da Linha do Equador e que seu planejamento foi inspirado no “famoso plano urbanístico da cidade de Paris, em torno da Place de l’Étoile”.

– Situada em região de campos abertos, às margens do Rio Branco, Boa Vista tem largas avenidas e exuberante arborização, que a tornam uma das melhores cidades brasileiras para se viver – declarou ele.

Mozarildo ressaltou que metade da população de Roraima está na capital.

E, ao informar que a base econômica do estado está centrada nas áreas de serviços, agricultura, pecuária e mineração, ele afirmou que Boa Vista “tem sido a locomotiva que puxa esse desenvolvimento”.

– Apesar de ainda ser um estado pobre, em comparação com os demais, Roraima possui uma dinâmica que o faz avançar rapidamente – disse.

O senador observou ainda que a cidade é mais antiga que o estado, pois Roraima só foi desmembrada do Amazonas em 1943 (quando obteve o estatuto de território), transformando-se em estado em 1988.

Além disso, ele avalia que a capital serve de pólo de integração cultural entre diversas etnias – incluindo as indígenas.

Sobre Roraima, Mozarildo frisou que o estado enfrenta “as dificuldades próprias de uma região ainda carente de maior integração com o restante do país, com maiores conexões com os países vizinhos (Venezuela e Guiana) do que com estados brasileiros muito mais distantes geograficamente”.

fonte: Agência Senado