Mozarildo cobra plebiscitos sobre divisão do Pará, do Amazonas e MT

PTB Notícias 28/04/2011, 18:29


O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) cobrou, em discurso nesta quinta-feira (28), a realização de plebiscitos para questionar às populações de Amazonas, Pará e Mato Grosso se desejam ver seus territórios divididos em novos estados.

Segundo o senador, cada um dos três entes tem praticamente o tamanho das regiões Sul e Sudeste juntas, o que dificultaria seu desenvolvimento.

Mozarildo pediu agilidade na aprovação, pela Câmara, de propostas já analisadas pelo Senado sugerindo a consulta.

Os textos defendem a criação dos estados do Tapajós, a oeste do Pará (PDC 731/00, na Câmara); e do Araguaia, na parte do norte de Mato Grosso (PDC 850/01).

O PDC 725/00, que sugere a divisão do Amazonas, foi aprovado com substitutivo do então senador Jefferson Peres (1932-2008) propondo a divisão do território em três: Rio Negro, Solimões e Juruá.

Para Mozarildo, a única saída para desenvolver os três estados com vasta extensão territorial é a divisão, com a formação de novas unidades da Federação, a exemplo do que ocorreu com Goiás e Tocantins e com o próprio Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Ele mencionou os Estados Unidos, que é formado por 50 estados, sendo um país pouco maior que o Brasil.

– Nenhum estado ou território fruto de uma redivisão territorial deu errado.

Foi bom para ambos os lados, para o estado-mãe e para o estado-filho.

Então como é que queremos eliminar desigualdades regionais com Estados verdadeiros latifúndios, como são o Amazonas, o Pará e o Mato Grosso? – questionou.

Agência Trabalhista de Notícias, (IS) com Informações da Agência Senado