Mozarildo conclama o país a colocar qualidade do ensino em primeiro lugar

PTB Notícias 16/10/2009, 12:09

Ao homenagear os professores pela passagem do seu dia, nesta quinta-feira (15/10), o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) conclamou o país a colocar a qualidade da educação como objetivo principal nos próximos anos.

Mozarildo disse que, a partir do governo Fernando Henrique Cardoso, o desafio da universalização do ensino foi equacionado com a criação do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental (Fundef), o que levou o total de alunos matriculados na rede básica a quase igualar o universo de crianças em idade escolar, e afirmou que o desafio, agora, é outro.

– Agora, o desafio é imensamente maior e definitivo.

Temos de buscar, e não podemos demorar muito nesse processo, a excelência na rede escolar pública de nosso país.

A qualidade na educação deve virar a palavra de ordem deste, do próximo e dos futuros governos.

Não dá mais para esperar – afirmou.

Para o senador, a busca pela qualidade da educação passa pelo investimento na formação, na capacitação e na valorização dos professores de todo o país.

Mozarildo assinalou que é preciso começar pelo pagamento de salários melhores e condizentes com a importância do magistério.

Ele disse que a medida, além de dar maior motivação para os atuais educadores, incentiva o ingresso dos melhores talentos para o exercício da profissão.

– Ao pagarmos melhor os professores, estaremos aptos a cobrar uma educação de melhor qualidade.

Poderemos exigir um nível maior de qualificação acadêmica e especialização técnica por parte dos educadores.

Permitiremos, enfim, que os mestres não precisem se desdobrar em inúmeros empregos e tarefas para sustentarem suas famílias com um mínimo de dignidade – afirmou o senador.

fonte: Agência Senado