Mozarildo defende fundo de desenvolvimento para aviação regional

PTB Notícias 3/12/2013, 17:02

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) disse, em pronunciamento nesta terça-feira (3/12/2013), que a saída para estimular a aviação regional é o governo apoiar a aprovação de projeto de sua autoria que cria um fundo de investimento para o setor, por meio de adicional tarifário de 1% nas passagens aéreas.

Mozarildo citou o presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Flávio Dino, o qual propôs a concessão de subsídios às empresas de aviação regional para que os preços das passagens sejam equivalentes aos das passagens de ônibus.

O senador ressaltou a importância de se estimular a aviação regional, especialmente na Região Norte, onde as grandes distâncias só podem ser rapidamente percorridas por avião.

Para ele, a entrada em operação de companhias aéreas de pequeno e médio portes estimularia a concorrência no setor de aviação e faria com que os preços ficassem mais baixos para os passageiros.

“Hoje, se você marca uma passagem com 20 dias de antecedência, é um preço; se você marca com uma semana de antecedência, é o dobro ou o triplo; e se tiver que adiar a viagem, a coisa fica astronômica.

Voos como daqui para Roraima ficam mais caros do que o voo daqui para Miami”, protestou.

Mozarildo Cavalcanti considerou “um absurdo” o que está acontecendo, com os passageiros “nas mãos de um duopólio”.

Ele defendeu, inclusive, a abertura do mercado também para empresas internacionais.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Agência SenadoFoto: Pedro França/Agência Senado