Mozarildo denuncia descaso do governo com problema energético em Roraima

PTB Notícias 5/12/2013, 8:29


Em pronunciamento na quarta-feira (4/12/2013), o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) denunciou o descaso do governo federal com os problemas energéticos que vêm sendo enfrentados por Roraima.

Ele lembrou que o estado tem um potencial hidrelétrico ainda não explorado e apontou a falta de vontade política do governo como responsável pelos transtornos que a população enfrenta.

Atualmente, a energia consumida em Roraima é fornecida pela Venezuela.

No entanto, o país vizinho atravessa uma crise energética que ocasiona constantes apagões no estado, disse o senador.

A opção do governo federal para tirar o estado dessa dependência da Venezuela foi a construção de um ramal do linhão de Tucuruí de Manaus até Roraima, explicou o parlamentar do PTB.

Um trecho de 120 quilômetros do linhão atravessa uma reserva indígena e, como os índios não foram consultados sobre o projeto, a justiça determinou a suspensão das obras a pedido do Ministério Público.

Mozarildo Cavalcanti responsabilizou não só o governo federal, mas também o governo estadual pela crise energética em Roraima, dizendo que este “não luta para encontrar uma saída segura, firme e permanente” para o problema.

“Nós poderíamos até ter usinas em Roraima que pudessem exportar [energia] e no entanto não fazemos nada disso”, lamentou o senador.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da Agência Senado Foto: Pedro França/Agência Senado