Mozarildo destaca ação social nos 50 anos dos conselhos de Medicina

PTB Notícias 13/09/2007, 16:28

Ao homenagear os Conselhos Regionais de Medicina do país pelos seus 50 anos, comemorados nesta quinta-feira (13), o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) destacou relatório da Caravana da Saúde, realizada pela representação médica de Pernambuco, que denunciou crimes de exploração sexual de crianças e adolescentes e violência contra a mulher em diversos municípios do estado.

Segundo Mozarildo, o documento foi entregue ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão, e traz o resultado dessa ação social em 43 municípios pernambucanos, onde crianças e adolescentes chegam a se prostituir por R$ 1.

Além de levar a denúncia ao governo federal, os organizadores da Caravana da Saúde reivindicaram a instalação de serviços de psicoterapia no sistema público de saúde para atender às crianças e mulheres submetidas a esse tipo de agressão.

A iniciativa fez Mozarildo observar que os Conselhos Regionais de Medicina não tratam somente do exercício profissional, ocupando-se também da assistência à população mais carente.

O parlamentar fez questão de deixar claro ainda que os representantes dessas entidades não são remunerados pela atividade e que a manutenção financeira dos conselhos depende das contribuições pagas pelos médicos e prestadores de serviços de saúde.

Os senadores Gerson Camata (PMDB-ES) e Eduardo Suplicy (PT-SP) apoiaram as palavras de Mozarildo em homenagem aos Conselhos Regionais de Medicina.

Sobre a questão da exploração sexual de crianças e adolescentes, Camata disse estar participando de um grupo de trabalho que estuda mudanças na legislação para permitir a castração química de pedófilos reincidentes.

fonte: Agência Senado