Mozarildo: Graças aos piauienses, o Brasil hoje é uma nação unificada

PTB Notícias 15/03/2011, 7:54

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), durante discurso em comemoração aos 188 anos da Batalha do Jenipapo, realizada nesta segunda-feira (14/03), avaliou que, graças ao povo do Piauí, que lutou contra os grupos leais à coroa portuguesa depois da Independência proclamada por Dom Pedro I, a nação brasileira é atualmente unificada.

– O povo piauiense foi fundamental para que não tivéssemos dois brasis: um Brasil independente, através do nosso movimento, e outro Brasil colônia de Portugal e, quem sabe, hoje, outro país.

Então, é importante que esse registro seja feito até para que os jovens que ainda estão nos bancos escolares tenham a informação correta da nossa história – disse.

O parlamentar afirmou que a imagem da maioria dos brasileiros e das nações vizinhas do Brasil é de que a independência do Brasil foi uma grande jogada feita pela elite da época, e para esses, tal batalha e tantas outras havidas para a independência do Brasil não aconteceram.

Se ficarmos com a história oficial, a ensinada nas escolas, ficamos com uma história incompleta, frisou.

Os estados do Maranhão, do Piauí e do Ceará mantinham-se ligados a Portugal, apesar da independência.

João José da Cunha Fidié, que comandava as tropas leais a Portugal no Piauí, partiu de Oeiras, a capital da época, com um grupo bem armado para conquistar a cidade de Parnaíba, no norte do estado, que tinha aderido à Independência.

No caminho, pessoas do povo formaram um exército e desestabilizaram a tropa de Fidié, evitando luta maior.

– Muita gente importante com quem a gente conversa realmente não só não dá o valor que tem um ato desse, como também até duvida que a história tenha sido exatamente essa – salientou.

Mozarildo demonstrou ainda apoio à iniciativa do senador Wellington Dias (PT-PI) de incluir a data, 13 de março, no calendário de feriados nacionais.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações da Agência Senado