Mozarildo: Jefferson Péres foi o primeiro a lutar conta os fichas sujas”

PTB Notícias 27/05/2010, 8:10


O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) lembrou nesta quarta-feira (26/5), em sessão especial no Plenário, que o senador Jefferson Péres foi autor do primeiro projeto do Senado destinado a impedir que pessoas com “ficha sujas” na Justiça disputassem cargos eletivos.

O segundo projeto, disse, foi do senador Pedro Simon (PMDB-RS), mas as duas propostas não andaram.

Na semana passada, o Congresso acabou aprovando um projeto, com o mesmo objetivo, de iniciativa popular, que recebeu 1,6 milhão de assinaturas.

– O projeto Ficha Limpas parece uma homenagem póstuma ao senador Jefferson Péres, que tanto lutou pela ética na política e na vida pública.

É claro que Jefferson defendia um projeto mais ousado, mas esse foi o passo possível neste momento – disse Mozarildo, durante a homenagem do Senado a Jefferson Péres no segundo aniversário de sua morte.

Mozarildo Cavalcanti observou que Jefferson Praia não apenas pregava ética na atividade político-administrativa e na vida pessoal das pessoas, como também jamais aceitava alguma coisa que, no seu entendimento, não fosse ética.

Lembrou que Jefferson Péres se recusava a aceitar a chamada verba indenizatória paga aos parlamentares, mesmo ela sendo legal e ressarcida apenas com a apresentação de recibos.

O senador ressaltou que além de ser rígido na defesa da ética e da prevalência das leis, Jefferson Péres sempre mostrava seu lado humano ao questionar em que medida determinado projeto ou situação poderia favorecer ou prejudicar as pessoas.

fonte: Agência Senado