Mozarildo pede aprovação de plebiscito para criação do estado de Tapajós

PTB Notícias 27/05/2011, 8:08

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) comemorou em Plenário na última quarta-feira (25/05/2011) a aprovação, pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), de regime de urgência para a proposta de realizar um plebiscito relativo à criação do estado de Tapajós.

Mozarildo é o autor do projeto de decreto legislativo (PDS 19/99) que prevê um plebiscito para que a população do Pará decida sobre o desmembramento do sudeste do oeste do estado, criando assim uma nova unidade da Federação.

O senador pediu que o Projeto de Decreto Legislativo 19/99 seja votado pelo Plenário da Casa.

– Foi aprovada urgência para que o projeto seja votado no Plenário, faço apelo à Mesa para que o requerimento seja aprovado, e o projeto de decreto legislativo seja aprovado e todos possamos discutir os prós e os contras da criação do estado do Tapajós, assim como já foi aprovado o de Carajás – sugeriu.

Mozarildo lembrou que uma comissão de estudos territoriais, prevista pela Constituição de 1988, concluiu seus estudos no dia 12 de dezembro de 1989.

O parlamentar declarou que a ideia de criar o estado não é “oportunista”, como avaliam alguns, pois estudos propondo sua criação existem desde 1823.

O parlamentar explicou que os contrários ao projeto argumentam que os políticos pretendem aumentar o número de senadores, deputados federais e estaduais e vereadores.

Salientou, porém, que o objetivo é levar benefícios para a população da região como assistência médica, educacional e à produção.

– O povo que mora na região vai ter, de fato, mais cidadania, o povo que mora na região do oeste do Pará.

São 11 anos trilhando caminhos para o povo dizer se quer ou não quer [um novo estado] – enfatizou.

fonte: Agência Senado