Mozarildo pede mutirão em defesa de médicos e usuários de planos de saúde

PTB Notícias 30/04/2013, 8:32

Em pronunciamento nesta segunda-feira (29/04), o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) registrou preocupação com a situação dos médicos, que têm protestado contra o agravamento das condições de atendimento nos planos de saúde.

Para o parlamentar, que é médico, é preciso um “verdadeiro mutirão” em defesa da categoria e principalmente do paciente.

– Do jeito que nós estamos, temos um setor de saúde doente sobre todos os aspectos, doente no que tange a tristeza de ver aquelas filas intermináveis nos hospitais, a ver hospitais que atendem as pessoas deitadas nos corredores e o pior, ver o aviltamento da profissão pelo pagamento irrisório através dos planos de saúde – lamentou.

Na avaliação de Mozarildo, o médico e demais profissionais da área de saúde sofrem “deterioração” de suas carreiras diante da busca por lucro que marca a atuação das operadoras de planos.

Segundo ele, além do baixo valor pago pela consulta médica, os planos exigem produtividade e impõem regras sobre o procedimento médico.

– Todas essas coisas estarrecem e revoltam a população e, sobretudo, desanimam os mais jovens de serem médicos.

O senador registrou sua solidariedade aos médicos, manifestando a esperança de que o movimento alerte a população quanto ao descumprimento das obrigações dos planos de saúde.

Em aparte, a senadora Ana Amélia (PP-RS) disse estar preocupada com a situação de endividamento de entidades filantrópicas que atuam no atendimento hospitalar, em decorrência dos baixos preços dos valores repassados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da Agência Senado