Mozarildo pede prioridade às mulheres nas políticas de saúde

PTB Notícias 12/05/2013, 12:17


Preocupado com os índices de mortalidade materna no Brasil, o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) pediu aos governantes prioridade para as mulheres nos serviços públicos de saúde.

Ele falou da tribuna na última sexta-feira (10/05/2013), em pronunciamento para saudar o Dias das Mães, celebrado este ano em 12 de maio.

“Que esse dia sirva para reflexão das autoridades federais, estaduais e municipais, para que deem uma atenção maior à mulher, principalmente a que vai ser mãe, porque ainda é triste ver o índice de mortalidade materna no parto ou no pós-parto”, disse o senador petebista.

Conforme o parlamentar, ainda são frequentes no país casos de gestantes que não recebem acompanhamento pré-natal e não contam com profissional capacitado para auxiliar no parto.

O resultado dessa falta de assistência, frisou, é o alto índice de mortalidade materna, especialmente nas pequenas localidades e periferia das grandes cidades.

Para Mozarildo, 80% dos cuidados gerais necessários à saúde da população estariam cobertos se mulheres e crianças recebessem assistência eficiente dos serviços públicos.

No pronunciamento, o senador dedicou à mãe, falecida em março, o poema “Para Sempre” de Carlos Drummond de Andrade.

“Por que Deus permite que as mães vão-se embora? Mãe não tem limite, é tempo sem hora, luz que não apaga”, leu o senador, também dedicando o poema a todos que perderam suas mães.

fonte: Agência Senado