Mozarildo pede que governo dê atenção à população da Amazônia

PTB Notícias 2/06/2009, 6:48


O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) mencionou nesta segunda-feira (1º/6) a realização de debates na semana passada, em Belém, sobre preservação e desenvolvimento econômico.

O senador participou de fórum, organizado pelo Parlamento Amazônico (Parlamaz), do qual fazem parte parlamentares da região.

Mozarildo leu o documento produzido pelo Parlamaz, frisando que “o maior desafio imposto neste milênio é aliar preservação ambiental e desenvolvimento econômico”.

O texto, assinado pelo presidente da entidade, deputado estadual Domingos Juvenil, diz esperar que o encontro “aproxime a sociedade da pauta socioambiental e consolide, definitivamente, uma atenção qualificada à Amazônia Legal”.

– É imperioso buscar um modelo de desenvolvimento que alie preservação com desenvolvimento, sem deixar a floresta intocada como santuário de contemplação – disse.

Mozarildo sugeriu que a população de mais de 25 milhões de pessoas (somados os estados de Roraima, Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Maranhão) seja incluída no processo de desenvolvimento.

“A região possui um potencial incontestável para merecer investimentos em ciência e tecnologia que movam a economia e transformem nossas riquezas em emprego, renda e desenvolvimento”.

Segundo o senador, a região não recebe a atenção merecida – apesar de abrigar mais de 60% do território nacional – porque só é responsável por 8% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Ele “exigiu” que o governo federal dê atenção à Amazônia e principalmente, à sua população.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações da Agência Senado