Mozarildo pede reforço na Polícia Federal para o controle das fronteiras

PTB Notícias 28/03/2012, 17:30


O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB/ RR) voltou a fazer um apelo, nesta quarta-feira (28/03), à presidente da República, Dilma Rousseff, e ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, no sentido de aumentar o policiamento nas fronteiras do país.

O senador pediu uma reestruturação urgente da Polícia Federal, tanto admitindo mais policiais como também capacitando melhor esses profissionais.

É [necessário] obviamente todo um conjunto de ações de inteligência, usando desde o satélite até os aviões não tripulados, mas não se pode substituir a presença do policial federal nessas áreas de fronteira – afirmou.

Mozarildo destacou que a carência do quadro de funcionários permite que as fronteiras fiquem escancaradas a todos os tipos de delitos, entre eles, o tráfico de pessoas, a entrada de armas, drogas e outros contrabandos no país.

Como exemplo, ele citou o contrabando de gasolina da Venezuela para Roraima, que é permanente devido a essa falta de proteção nas fronteiras.

O senador destacou também que a deficiência de pessoal não é somente no quadro da Polícia Federal, mas também na Polícia Rodoviária Federal e nas Forças Armadas.

Além dos crimes nas fronteiras, o senador afirmou que a carência do quadro de funcionários da Polícia Federal facilita o crime organizado em todas as áreas, já que ela tem várias atribuições, entre elas, a fiscalização das eleições, o combate ao jogo clandestino, às drogas e a pacificação de áreas de conflitos.

Ivana Souza – Agência Trabalhista de Notícias, com informações da Agência Senado