Mozarildo pede solução para problemas de fronteira entre BR e Venezuela

PTB Notícias 17/11/2014, 18:03


Em pronunciamento nesta segunda-feira (17/11/2014), o senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR) pediu ao governo uma solução que acabe com os constrangimentos enfrentados pelos brasileiros que visitam a Venezuela ou vivem naquele país.

Segundo o parlamentar, os brasileiros sofrem abusos e alguns chegam a ser presos de forma irregular.

Mozarildo disse que, na semana passada, o Parlamento do Mercosul aprovou pedido seu para que esse problema seja examinado pelo bloco para que seja garantido o respeito dos direitos humanos e individuais dos brasileiros no território venezuelano.

O senador também pediu que Brasil e Venezuela negociem uma saída diplomática para problema que envolve a faixa de fronteira na região de Pacaraima (RR).

Ele explicou que, pela regulamentação do acordo sobre a fronteira entre os dois países, nada pode ser construído na área.

Só que essa decisão saiu após muitas casas e obras públicas já terem sido lá levantadas.

Para Mozarildo Cavalcanti, demolir essas construções seria uma violência muito grande contra quem vive na região.

“De acordo com o próprio acordo assinado, aquele tratado poderá ser alterado, no todo ou em parte, desde que haja o entendimento entre ambas as partes, isto é, entre Brasil e Venezuela.

Espero sinceramente que possam resolver essa questão de maneira diplomática, legal, e que as pessoas possam se livrar dessa ameaça que é a de demolição de milhares de residências e de várias obras públicas ali construídas”, apelou.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Agência SenadoFoto: Jefferson Rudy/Agência Senado